lançamentos
oferta da semana
black friday
lançamentos black friday
Minha cesta
    Quantidade: Subtotal:
    finalizar compra
    Limpar filtrosFiltrar
    Curso de Desenvolvimento e Comportamento da criança e do adolescente: saúde mental na prática clínica - On-line
    Curso de Desenvolvimento e Comportamento da criança e do adolescente: saúde mental na prática clínica - On-line
    Curso de Desenvolvimento e Comportamento da criança e do adolescente: saúde mental na prática clínica - On-line

    Por: R$ 790,00ou X de

    Comprar
    • loja 100% segura
    • Parcelamento em até 12x sem juros
    • 5% de desconto no boleto
    Compartilhe nas redes

    Sobre o Curso

    Nas últimas décadas, especialmente com o avanço tecnológico e os novos recursos de neuroimagem na investigação diagnóstica, tornou-se possível entender melhor o desenvolvimento cerebral e os fatores que influenciam nesse processo.
    Assim, o desenvolvimento da criança – um campo de conhecimento relativamente novo dentro da área médica e principalmente dentro da pediatria – tem suscitado inúmeros questionamentos a respeito da interação entre fatores ambientais e biológicos e sua influência no desenvolvimento.
    Com esse entendimento, tem sido possível desenvolver novas estratégias para diagnóstico e intervenções precoces, assim como investir em ações de promoção de saúde e prevenção. As queixas relacionadas ao comportamento e ao desenvolvimento têm se tornado cada vez mais frequentes nas consultas pediátricas.
    Estima-se que 25% das queixas trazidas pelos pais e cuidadores em consultórios pediátricos tratam de questões relacionadas com esses dois aspectos. Estatísticas de estudos nacionais indicam que cerca de 15% das crianças brasileiras apresentam algum tipo de problema relacionado com desenvolvimento e comportamento, correspondendo a mais de 7 milhões de crianças e adolescentes.
    O pediatra é a principal fonte de informação e orientação dos pais em relação ao padrão evolutivo de seus filhos e também é o profissional que mais precocemente pode identificar as situações de risco.
    Dessa forma, o pediatra passa a ter um importante papel na intervenção dos problemas de desenvolvimento e comportamento da criança.
    Considerando a complexidade do desenvolvimento infantil, é importante que todos os profissionais de saúde, em especial os pediatras, recebam treinamento específico para a identificação precoce e manejo adequado de crianças com possíveis dificuldades de comportamento, atipias e atrasos do desenvolvimento.
    Espera-se assim prevenir problemas mais graves no futuro e melhorar o prognóstico dessas crianças. No entanto, os currículos dos cursos de medicina e de residência médica não têm contemplado adequadamente o aprendizado dos fatores ambientais que influenciam o crescimento, bem como das bases psicossociais do desenvolvimento humano.
    A maioria dos pediatras considera insuficiente a sua formação no campo do desenvolvimento e da saúde mental. De acordo com um estudo recente, 65% dos pediatras já formados consideram que há falhas nesse sentido, 40% referem dificuldade em reconhecer esses problemas, e mais de 50% relatam problemas para o acompanhamento e tratamento dessas crianças e adolescentes.
    Este curso tem o objetivo de preencher essa lacuna, capacitando os profissionais nos principais temas do desenvolvimento e comportamento infantil, integrando as visões da pediatria com a psiquiatria, proporcionando ferramentas para avaliação integral do indivíduo e instrumentalizando o profissional na identificação e manejo adequado de alterações do desenvolvimento e comportamento.

    Currículo

    ProfissionaisAna Maria Escobar, Ana Paula S. Ferrer, Eurípedes Constantino Miguel, Sandra Grisi, Sandra Scivoletto

    Especificações

    Tipo de produtoCursos

    Informações do curso

    Programação
    • Módulo 1
    • Módulo 2
    • Módulo 3
    • Módulo 4
    • Mauro Medeiros
      Ana Maria Escobar
      Ana Paula S. Ferrer
      Filumena Gomes
      HorárioDocenteTema
      On-line Sandra Grisi
      Teorias de desenvolvimento
      Teorias de desenvolvimento
      On-line Caio Pereira Cortes
      Neurodesenvolvimento: fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento normal
      Neurodesenvolvimento: fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento normal
      On-lineDra. Luisa Sugaya
      Avaliação do desenvolvimento na prática clínica: vigilância, métodos de triagem e escalas
      Avaliação do desenvolvimento na prática clínica: vigilância, métodos de triagem e escalas
      On-line Caio Borba Casella
      Os problemas de desenvolvimento e as alterações de comportamento mais prevalentes
      Os problemas de desenvolvimento e as alterações de comportamento mais prevalentes
      On-lineIntervaloDiscussão final dos casos clínicos apresentados
    • Larissa Rezende
      Ana Maria Escobar
      Ana Cecília Sucupira
      Ana Paula S. Ferrer
      Antonio Carlos Cardoso
      HorárioDocenteTema
      On-line Gabriela Viegas Stump
      Caso clínico 1: Transtorno do espectro autista – quando suspeitar e diagnóstico diferencial
      Caso clínico 1: Transtorno do espectro autista – quando suspeitar e diagnóstico diferencial
      On-line Fernando Ramos Asbahr
      Caso clínico 2: Abordagem da criança com ansiedade de separação e fobias
      Caso clínico 2: Abordagem da criança com ansiedade de separação e fobias
      On-line Mauro Medeiros
      Caso clínico 3: A criança com o “temperamento” difícil: transtornos de conduta e transtorno de oposição e desafio
      Caso clínico 3: A criança com o “temperamento” difícil: transtornos de conduta e transtorno de oposição e desafio
      On-line Caio Borba Casella
      Caso clínico 4: Somatização: como identificar e abordar
      Caso clínico 4: Somatização: como identificar e abordar
      On-line Sandra Scivoletto
      Caso clínico 5: Abordagem da criança em situação de vulnerabilidade
      Caso clínico 5: Abordagem da criança em situação de vulnerabilidade
    • Mariana Granato
      Maria Helena Valente
      Benito Lourenço
      Lígia B. Queiroz
      Filumena Gomes
      Hermano Tavares
      HorárioDocenteTema
      On-line Guilherme Polanczyk
      Casos clínicos 1: Dificuldades escolares: deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade
      Casos clínicos 1: Dificuldades escolares: deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade
      On-lineDra. Lee Fu-I
      Casos clínicos 2: Quando suspeitar que a criança/ adolescente está apresentando um transtorno de humor
      Casos clínicos 2: Quando suspeitar que a criança/ adolescente está apresentando um transtorno de humor
      On-line Sandra Scivoletto
      Casos clínicos 3: O adolescente com transtornos por uso de substâncias
      Casos clínicos 3: O adolescente com transtornos por uso de substâncias
      On-line Vanessa Dentzien Pinzon
      Casos clínicos 4: Transtornos alimentares: anorexia, bulimia e compulsão alimentar
      Casos clínicos 4: Transtornos alimentares: anorexia, bulimia e compulsão alimentar
      On-line Jackeline Suzie Giusti
      Caso clínico 5: A criança/ adolescente que se automutila – como abordar
      Caso clínico 5: A criança/ adolescente que se automutila – como abordar
      On-line Cristiano Nabuco de Abreu
      Dependências tecnológicas
      Dependências tecnológicas
    • Giovana Del Prette
      Giovana Del Prette
      Euripedes C. Miguel
      Ana Paula S. Ferrer
      HorárioDocenteTema
      On-line Ana Maria Escobar
      Meu filho não come, não dorme, não estuda
      Meu filho não come, não dorme, não estuda
      On-line Ana Cecília Sucupira
      Meu filho faz birra e não respeita regras
      Meu filho faz birra e não respeita regras
      On-line Sandra Grisi
      Meu filho tem tiques, cacoetes e manias
      Meu filho tem tiques, cacoetes e manias
      On-line Ana Cláudia Melcop Lacerda de Melo
      Quando e como encaminhar e como acompanhar casos graves de problemas neurológicos e psiquiátricos?
      Quando e como encaminhar e como acompanhar casos graves de problemas neurológicos e psiquiátricos?
      On-lineIntervaloDiscussão de casos clínicos
    Data de InícioCurso disponível para acesso
    FlexibilidadeAssista às vídeoaulas diversas vezes e em qualquer lugar
    PontuaçãoOs participantes do curso receberão pontuação junto à Comissão Nacional de Acreditação - CNA
    Tipo de PontuaçãoCNA
    Proposta do cursoCurso de aprimoramento para pediatras, psiquiatras, médicos de família e comunidade, profissionais de saúde e acadêmicos, com foco de atuação na área de desenvolvimento em infância e adolescência de acordo com o DSM–5. Corpo docente composto por Professores do Departamento e Instituto de Psiquiatria e Pediatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq – HCFMUSP e ICr – HCFMUSP ).
    DiferenciaisTrata-se de um curso inédito no país, no qual pediatras e psiquiatras abordarão o mesmo tema, com as especificidades de cada área. Assim, o aluno terá a oportunidade de acompanhar as diferentes formas de abordagem do tema, com informações atualizadas, por profissionais de grande expertise em suas respectivas áreas. A integração de pediatras, psiquiatras e psicólogos auxiliará na construção do conhecimento nesta interface de atuação profissional.
    As aulas são fundamentadas em casos práticos, proporcionando o aprendizado baseado em problemas. Os alunos terão a oportunidade de discutir casos e interagir, por meio de fórum de discussão e perguntas, com os professores do curso.
    Ao final de cada aula, serão disponibilizadas questões para fixação do conhecimento e avaliação da retenção das informações.
    ObjetivosAprofundar conceitos para a atuação clínica e o reconhecimento de transtornos mentais e de comportamento na infância e na adolescência.
    Promover a integração das atividades da pediatria e da psiquiatria visando o desenvolvimento saudável na infância e na adolescência.
    Promover pesquisas relativas à saúde e ao desenvolvimento somato-psíquico da criança e adolescente visando seu bem-estar social.
    Contribuir para uma prática em saúde mental ética, crítica e baseada em evidências e resultados.
    MetodologiaCasos clínicos, capítulos de livros, artigos e leituras sugeridas pelos professores, além de avaliação a cada módulo.
    Público-alvoEstudantes e profissionais das áreas de Psiquiatria, Pediatria, Medicina de família e comunidade, Psicologia, Enfermagem e demais área da saúde.
    Carga horária30 horas
    ModalidadeOn-line
    Formato do cursoOn-line: o aluno poderá assistir às aulas por meio de reprises (aulas gravadas).
    Importante: após a confirmação da inscrição, o aluno receberá via e-mail uma mensagem com um link, login e senha para entrar no ambiente virtual do curso.
    Sistema de avaliação– Avaliação on-line ao final do curso, para todos os alunos, composta por questões de múltipla escolha;
    – O aluno deverá atingir o mínimo de 70% de aproveitamento (presença e nota) para receber o certificado.
    Certificação– Será conferido o Certificado de Participação no final do curso a todos os alunos que assistirem a, no mínimo, 70% das aulas e concluírem a prova com 70% de acerto.
    – Os alunos médicos com frequência igual ou superior a 70% receberão a pontuação do CNA.
    InvestimentoDescontos:
    – 20% na inscrição para alunos e ex-alunos Manole Educação.

    Importante:
    O desconto não será concedido após a compra. Caso você não tenha recebido o cupom de desconto, por favor, entre em contato com o atendimento ao aluno https://manoleeducacao.zendesk.com
    Informações importantesRequisitos do computador:
    – Mínimo de 2 GB de memória RAM;
    – Processador de 1GHz ou superior;
    – Caixas de áudio ou fone de ouvido;
    – Microfone (em caso de conferências de áudio).
    – Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.
    – Placa de som
    – Conexão de internet de banda larga igual ou superior a 1Mbps. Conexões de baixa velocidade interferirão no carregamento do conteúdo do curso.
    Softwares:
    – Sistema operacional Windows 7 ou superior ou Mac OS 10.6 ou superior
    – Navegadores de internet: Google Chrome 27.0 ou superior, Internet Explorer 9.0 ou superior, Mozilla Firefox 30.0 ou Safari 5.0 ou superior.
    Plug-ins atualizados:
    – Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.
    Política de DescontoAlunos e ex-alunos Manole Educação têm 20% de desconto em nossos cursos. O desconto não será concedido após a compra. Caso você não tenha recebido o cupom de desconto, por favor, entre em contato com a central de atendimento , informando o número do seu CPF. Os descontos não são cumulativos. Caso tenha acesso a mais de um cupom de desconto, utilize o de maior percentual no ato da compra.
    Política de CancelamentoSe o cancelamento do curso for solicitado em até 7 (sete) dias corridos após a compra, os valores pagos serão devolvidos e o contratante não terá qualquer tipo de ônus. Caso o cancelamento seja feito em um prazo superior a 7 (sete) dias e inferior a 10 (dez) dias corridos da data da compra, serão devolvidos 30% dos valores pagos. O aluno não terá direito à devolução dos valores pagos quando o cancelamento ocorrer em prazo superior a 10 (dez) dias corridos após a compra. Para solicitar o cancelamento o aluno deve encaminhar uma mensagem por escrito à Central de Atendimento Manole informando o motivo da desistência.

    Veja toda a programação

    Veja todos os coordenadores

      Mais de:

      Avaliação do Produto

      Dúvidas dos consumidores