Precisa de ajuda?
11 4196-6000

0

Carrinho

    Parcelamento em até 12x sem juros
    Primeira troca gratuita
    5% de desconto no PIX
    Cód:
    9786555761207
    Manual prático de bioquímica orofacial - 1ª Edição - Impresso

    Por: R$ 262,00ou X de

    Comprar

    Produto similar - impresso e digital

    Especificações

    Descrição

    Currículo

    EditoresAna Carolina Magalhães, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, Rodrigo Cardoso de Oliveira

    Sinopse

    SinopseAs ciências odontológicas passaram por grandes transformações nos últimos anos e décadas. As ciências básicas, assim como as novas tecnologias, têm se desenvolvido e influenciam o conhecimento. Uma melhor compreensão dos princípios biológicos foi implementada. Dessa maneira, é necessário um livro abrangente que cubra esses aspectos.

    O livro Manual prático de Bioquímica Orofacial fecha essa lacuna. É um livro com 10 capítulos, destinado a alunos de graduação e pós graduação, bem como a profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de odontologia. O livro traz abordagem básica, com conhecimentos de biologia e química, da ciência para a prática odontológica. Começando com aspectos de mineralização biológica e composição e organização de estruturas dentais e periodontais, com insights sobre engenharia de tecidos. Em seguida, abordam-se a composição e função da saliva, sua importância para a manutenção da saúde bucal e seu emprego no diagnóstico de doenças. O biofilme dentário é outro tema importante para a odontologia, e o respectivo capítulo visa a compreender a sua formação, os novos conceitos de simbiose e disbiose, fatores que induzem a disbiose e, consequentemente, o aparecimento de doenças bucais dependentes do biofilme.

    Entre essas doenças, a cárie dentária é extremamente relevante. Portanto, possui um capítulo exclusivo para a compreensão de seu desenvolvimento e dos aspectos bioquímicos envolvidos nos processos de desmineralização e remineralização. Acompanhando o tema desmineralização, o desgaste dentário erosivo também é abordado em capítulo à parte, contendo aspectos etiológicos, clínicos e preventivos. Dentro dos aspectos preventivos, o fluoreto é o tema do 7º capítulo, que relata sua ingestão, metabolismo, toxicidade e mecanismo de ação no controle da cárie dentária e desgaste dentário erosivo. O uso de agentes antiplaca também é uma questão de interesse na manutenção de um biofilme simbiótico. Assim, os agentes convencionais e naturais são discutidos com base em evidências científicas. Para finalizar o livro, os dois últimos capítulos são direcionados a uma nova especialidade da odontologia, que é a harmonização orofacial. Os capítulos alicerçam as técnicas aplicadas na prática clínica, bem como os conceitos cosmecêuticos básicos, de modo a orientar a prescrição de produtos para uso domiciliar.

    Sumário

    SumárioCapítulo 1. Aspectos da mineralização biológica e manipulação dos tecidos dentários
    Capítulo 2. Características bioquímicas dos tecidos periodontais e implicações clínicas
    Capítulo 3. Saliva: impacto na saúde bucal e uso no diagnóstico de condições bucais e sistêmicas
    Capítulo 4. Biofilme dentário: fatores que afetam a cariogenicidade e estratégias para controle baseadas em evidência
    Capítulo 5. Cárie dentária: mecanismos das desmineralizações e remineralizações
    Capítulo 6. Desgaste dentário erosivo: fatores etiológicos e medidas preventivas
    Capítulo 7. Fluoretos: ingestão, metabolismo, toxicidade e mecanismos de ação no controle da cárie e da erosão dentária
    Capítulo 8. Agentes antiplaca: evidência científica para uso em odontologia
    Capítulo 9. Aspectos biológicos da harmonização orofacial
    Capítulo 10. Cosmecêutica aplicada à harmonização orofacial
    Índice remissivo

    Especificações

    ISBN9786555761207
    Largura17 cm
    Altura24 cm
    Profundidade (lombada)1,6 cm
    Número de páginas264
    EncadernaçãoCapa Dura
    Ano de publicação2022
    Tipo de produtoLivros
    Link imagem

    Sobre o autor

    CurrículoAna Carolina Magalhães: Professora associada, Disciplina de Bioquímica, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP).

    Marília Afonso Rabelo Buzalaf: Professora titular, Disciplina de Bioquímica, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP).

    Rodrigo Cardoso de Oliveira: Professor associado, Disciplina de Bioquímica, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP).

    TemplateEvento