Por que ler esse livro?
Este livro narra a implantação de um programa de mentoria junto aos alunos de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciado em 2001, trazendo as vicissitudes e as conquistas experimentadas ao longo do tempo.
A obra se inicia apresentando a antiga origem da atividade de mentoria, derivada da relação entre Mentor e Telêmaco, personagens da Odisseia, obra clássica de Homero.
A seguir, discute o papel dos mentores modernos na jornada do estudante universitário,destacando suas principais funções: oferecer suporte pessoal e orientar o desenvolvimento pessoal e profissional no caminho do vir a ser profissional.
O livro apresenta os objetivos, a estrutura e a dinâmica da Mentoria FMUSP e traz,especialmente, muitos exemplos das interações entre os mentores e seus alunos no cotidiano.
Só permanece o que muda e as mudanças realizadas no programa ao longo do tempo são compartilhadas com os leitores nesta nova edição. Nesse sentido, não poderiam faltar os desafios, assim como as potencialidades, da mentoria a distância durante a pandemia do novo coronavírus, mostrando a importância da continuidade da atividade durante um período de tantas incertezas.