Obtenha conhecimento técnico e de estratégias que lhe auxiliarão na condução do tratamento de seus pacientes em situações difíceis.
Diferenciais
Webconferências ao vivo com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein.; Vídeos gravados com os profissionais de referência no assunto.; Conteúdo com base nas melhores e mais recentes informações.
Webconferências ao vivo com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein.; Vídeos gravados com os profissionais de referência no assunto.; Conteúdo com base nas melhores e mais recentes informações.
Objetivos
Discutir a importância e o impacto da comunicação na relação entre paciente, médico e familiar.; Contextualizar o que são Notícias Difíceis.; Discutir a importância e o impacto da comunicação no diagnóstico, tratamento e em todas as fases do processo de morrer, bem como o processo de luto da família.; Apresentar protocolos de comunicação como ferramentas para comunicar notícias difíceis.; Refletir sobre o contexto da notícia difícil sob a perspectiva do profissional da saúde.
Discutir a importância e o impacto da comunicação na relação entre paciente, médico e familiar.; Contextualizar o que são Notícias Difíceis.; Discutir a importância e o impacto da comunicação no diagnóstico, tratamento e em todas as fases do processo de morrer, bem como o processo de luto da família.; Apresentar protocolos de comunicação como ferramentas para comunicar notícias difíceis.; Refletir sobre o contexto da notícia difícil sob a perspectiva do profissional da saúde.
Programação
Curso 100% online com 4 encontros ao vivo (webconferência), com a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências com o docente e demais alunos.
Descrever o que é comunicação;
Identificar os tipos de comunicação: verbal e não verbal;
Identificar as técnicas de comunicação, observando sua aplicação no âmbito hospitalar;
Identificar os componentes da comunicação;
Descrever como se dá a comunicação em saúde;
Aplicar a comunicação efetiva durante o processo de hospitalização.
Identificar o conceito de notícias difíceis;
Reconhecer os tipos de notícias difíceis;
Integrar os aspectos éticos no processo de comunicação em saúde;
Reconhecer o impacto da notícia difícil para paciente, família e equipe.
Aprimorar habilidades e estratégias para comunicar notícias difíceis;
Executar técnicas para conduzir uma conferência familiar de forma adequada;
Reconhecer possibilidades de como o profissional de saúde pode se preparar para lidar com pacientes e familiares;
Reconhecer limites e possibilidades, além de desafios e prioridades referentes à comunicação aos pacientes e familiares.
Descrever o processo de morrer;
Descrever o processo de luto com base no Modelo do Processo Dual do Luto;
Diferenciar um processo de luto normal de um luto complicado;
Explicar como as crianças entendem e lidam com a morte;
Descrever o conceito de cuidados paliativos com base na Organização Mundial de Saúde;
Reconhecer a diferença entre cuidados curativos e cuidados paliativos;
Verificar como os profissionais de saúde lidam com o processo de morte dos pacientes.
Carga horária total: 30 horas
Curso 100% online com 4 encontros ao vivo (webconferência), com a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências com o docente e demais alunos.
Descrever o que é comunicação;
Identificar os tipos de comunicação: verbal e não verbal;
Identificar as técnicas de comunicação, observando sua aplicação no âmbito hospitalar;
Identificar os componentes da comunicação;
Descrever como se dá a comunicação em saúde;
Aplicar a comunicação efetiva durante o processo de hospitalização.
Identificar o conceito de notícias difíceis;
Reconhecer os tipos de notícias difíceis;
Integrar os aspectos éticos no processo de comunicação em saúde;
Reconhecer o impacto da notícia difícil para paciente, família e equipe.
Aprimorar habilidades e estratégias para comunicar notícias difíceis;
Executar técnicas para conduzir uma conferência familiar de forma adequada;
Reconhecer possibilidades de como o profissional de saúde pode se preparar para lidar com pacientes e familiares;
Reconhecer limites e possibilidades, além de desafios e prioridades referentes à comunicação aos pacientes e familiares.
Descrever o processo de morrer;
Descrever o processo de luto com base no Modelo do Processo Dual do Luto;
Diferenciar um processo de luto normal de um luto complicado;
Explicar como as crianças entendem e lidam com a morte;
Descrever o conceito de cuidados paliativos com base na Organização Mundial de Saúde;
Reconhecer a diferença entre cuidados curativos e cuidados paliativos;
Verificar como os profissionais de saúde lidam com o processo de morte dos pacientes.