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(Pré-Venda) Escola Segura - 1ª Edição

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Referência: 9788520469743
  • Autores: : Luciano Luiz de Souza e Leandro Gomes Santana
  • Garantir a segurança no ambiente escolar é um desafio complexo, mas possível quando há preparo, planejamento e cooperação. Com base em décadas de experiência na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, os autores apresentam um guia atualizado e prático para proteger alunos, professores e gestores em diferentes cenários de risco.
  • O livro aborda estratégias de prevenção, avaliação e tratamento de riscos, conceitos do Incident Command System (ICS) adaptados à realidade brasileira, protocolos de ação para situações críticas — incluindo agressões ativas — e ferramentas para fortalecer a cultura de segurança nas escolas. Mais do que um manual técnico, Escola Segura inspira ação planejada e responsável, priorizando a prevenção, a colaboração e a proteção da vida.
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    Garantir a segurança no ambiente escolar é uma tarefa complexa — mas possível quando há preparo, planejamento e cooperação.

    Com base em décadas de experiência na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, os autores apresentam um guia prático e atualizado para proteger a comunidade escolar em diferentes cenários de risco.

    Você vai encontrar neste livro:

    • Estratégias eficazes de prevenção e resposta a emergências;
    • Métodos de avaliação e tratamento de riscos aplicados ao contexto escolar;
    • Conceitos e aplicações do Incident Command System (ICS) adaptados à realidade brasileira;
    • Protocolos e planos de ação para situações críticas, inclusive de agressões ativas;
    • Ferramentas para fortalecer a cultura de segurança e proteção em escolas públicas e privadas;
    • Abordagens que valorizam a prevenção precoce e o cuidado integral com alunos e educadores.

    Mais do que um manual técnico, Escola Segura é um convite à ação planejada e responsável, inspirando uma nova forma de pensar a segurança escolar — baseada na prevenção, na colaboração e na proteção da vida.
    • Luciano Luiz de Souza: Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuou por 36 anos, principalmente no Corpo de Bombeiros, onde chegou ao cargo de Comandante. Possui vasta experiência em redução de desastres, gestão emergencial, avaliação de riscos e atendimento a situações críticas. Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança Pública e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança/PMESP, Luciano também se especializou em cursos nacionais e internacionais sobre comando de incidentes, administração para redução de desastres, procedimentos com produtos perigosos, contramedidas a armas de destruição em massa e resposta a incidentes terroristas. Sua trajetória une conhecimento técnico, liderança operacional e visão estratégica voltada à proteção da vida em ambientes complexos.
    • Leandro Gomes Santana: Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Leandro Gomes Santana atuou por 34 anos em diferentes frentes, incluindo Policiamento de Área, Policiamento de Choque (ROTA), Inteligência Policial, Corregedoria, Gestão de Pessoas, Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança/PMESP, Leandro possui ainda diversas especializações em intervenção preventiva, neuropsicologia, novas substâncias psicoativas e técnicas de ensino e inteligência policial. Sua experiência combina a prática operacional com a análise científica, proporcionando uma abordagem completa e humanizada para a segurança e proteção de comunidades escolares e públicas.
    • Luciano Luiz de Souza: Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuou por 36 anos, principalmente no Corpo de Bombeiros, onde chegou ao cargo de Comandante. Possui vasta experiência em redução de desastres, gestão emergencial, avaliação de riscos e atendimento a situações críticas. Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança Pública e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança/PMESP, Luciano também se especializou em cursos nacionais e internacionais sobre comando de incidentes, administração para redução de desastres, procedimentos com produtos perigosos, contramedidas a armas de destruição em massa e resposta a incidentes terroristas. Sua trajetória une conhecimento técnico, liderança operacional e visão estratégica voltada à proteção da vida em ambientes complexos. Leandro Gomes Santana: Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Leandro Gomes Santana atuou por 34 anos em diferentes frentes, incluindo Policiamento de Área, Policiamento de Choque (ROTA), Inteligência Policial, Corregedoria, Gestão de Pessoas, Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança/PMESP, Leandro possui ainda diversas especializações em intervenção preventiva, neuropsicologia, novas substâncias psicoativas e técnicas de ensino e inteligência policial. Sua experiência combina a prática operacional com a análise científica, proporcionando uma abordagem completa e humanizada para a segurança e proteção de comunidades escolares e públicas.
    • Diretores de escola; Coordenadores pedagógicos; Professores; Profissionais de segurança escolar; Gestores públicos; Especialistas em prevenção de riscos; Estudantes de áreas de educação e segurança.
    • Diretores de escola; Coordenadores pedagógicos; Professores; Profissionais de segurança escolar; Gestores públicos; Especialistas em prevenção de riscos; Estudantes de áreas de educação e segurança.
    • Introdução
    • Capítulo 1 – Agressões ativas no mundo e no Brasil
    • 1.1. O cenário no mundo
    • 1.2. O cenário no Brasil
    • Capítulo 2 – Instrumentos legais e doutrina
    • 2.1. Transversal, interdisciplinar e interinstitucional
    • 2.2. Instrumentos legais e normativos
    • 2.3. Padronização de termos
    • 2.4. Emprego de doutrina
    • Capítulo 3 – Incident Command System (ICS)
    • 3.1. Origem e funcionamento
    • 3.2. Propósito e aplicação
    • 3.3. O ICS em diferentes nomenclaturas
    • 3.4. O Plano de Ação para Incidentes
    • 3.5. Terminologia Comum
    • Capítulo 4 – Pensando fora da caixa
    • 4.1. Prevenção promove saúde
    • 4.2. O Triângulo do Crime
    • 4.3. Estratégias para a mitigação de vulnerabilidades
    • 4.3.1. Conhecer para intervir
    • 4.3.2. Foco na resolução
    • 4.3.3. Rede de proteção
    • 4.4. Avaliação de riscos, uma necessidade
    • Capítulo 5 – Identificar e tratar riscos
    • 5.1. Olhar para além dos riscos
    • 5.2. Diferentes cenários escolares
    • 5.3. Caracterização e tratamento de riscos
    • 5.4. Técnicas de análise de riscos
    • 5.4.1. Análise Preliminar de Riscos (APR)
    • 5.4.2. Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA)
    • 5.4.3. Análise da Operabilidade de Perigos (HAZOP)
    • 5.4.4. Análise de Árvore de Falhas (FTA)
    • 5.4.5. Análise da Árvore de Eventos
    • 5.4.6. Análise de Causa e Consequências
    • 5.4.7. Análise Bow Tie
    • 5.4.8. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
    • 5.4.9. Análise de Camadas de Proteção
    • 5.4.10. What if
    • 5.4.11. PMBOK
    • 5.4.12. ISO 31000 – Gestão de Riscos
    • 5.4.13. Matriz de Probabilidade e Impacto
    • Capítulo 6 – Prevenção precoce
    • 6.1. A construção começa no projeto
    • 6.2. Edificação e prevenção
    • 6.3. Atenção às crianças
    • 6.4. Uma estratégia em permanente construção
    • Capítulo 7 – Planos de ação
    • 7.1. Maiores chances de sobreviver
    • 7.2. O Protocolo de Resposta Padrão (SRP)
    • 7.3. Desenvolva um plano de ação
    • 7.4. Sobrevivendo a um evento de atirador ativo
    • 7.5. O que fazer quando a polícia chegar?
    • Capítulo 8 – Escola é espaço de proteção
    • 8.1. Compreendendo riscos na escola
    • 8.2. Condicionantes e cuidados específicos
    • 8.2.1. Pessoa com mobilidade reduzida (PMR)
    • 8.2.2. Pessoa com Deficiência (PcD)
    • 8.2.3. Síndrome de Down (SD)
    • 8.2.4. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    • 8.2.5. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    • 8.2.6. Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)
    • 8.2.7. Pessoas com outras necessidades específicas
    • 8.3. Solução de dentro para fora
    • 8.4. PROMVAE®
    • Capítulo 9 – Aplicação de medidas práticas
    • Considerações finais Glossário – Termos técnicos e conceitos
    • Referências bibliográficas
    • Introdução Capítulo 1 – Agressões ativas no mundo e no Brasil 1.1. O cenário no mundo 1.2. O cenário no Brasil Capítulo 2 – Instrumentos legais e doutrina 2.1. Transversal, interdisciplinar e interinstitucional 2.2. Instrumentos legais e normativos 2.3. Padronização de termos 2.4. Emprego de doutrina Capítulo 3 – Incident Command System (ICS) 3.1. Origem e funcionamento 3.2. Propósito e aplicação 3.3. O ICS em diferentes nomenclaturas 3.4. O Plano de Ação para Incidentes 3.5. Terminologia Comum Capítulo 4 – Pensando fora da caixa 4.1. Prevenção promove saúde 4.2. O Triângulo do Crime 4.3. Estratégias para a mitigação de vulnerabilidades 4.3.1. Conhecer para intervir 4.3.2. Foco na resolução 4.3.3. Rede de proteção 4.4. Avaliação de riscos, uma necessidade Capítulo 5 – Identificar e tratar riscos 5.1. Olhar para além dos riscos 5.2. Diferentes cenários escolares 5.3. Caracterização e tratamento de riscos 5.4. Técnicas de análise de riscos 5.4.1. Análise Preliminar de Riscos (APR) 5.4.2. Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) 5.4.3. Análise da Operabilidade de Perigos (HAZOP) 5.4.4. Análise de Árvore de Falhas (FTA) 5.4.5. Análise da Árvore de Eventos 5.4.6. Análise de Causa e Consequências 5.4.7. Análise Bow Tie 5.4.8. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle 5.4.9. Análise de Camadas de Proteção 5.4.10. What if 5.4.11. PMBOK 5.4.12. ISO 31000 – Gestão de Riscos 5.4.13. Matriz de Probabilidade e Impacto Capítulo 6 – Prevenção precoce 6.1. A construção começa no projeto 6.2. Edificação e prevenção 6.3. Atenção às crianças 6.4. Uma estratégia em permanente construção Capítulo 7 – Planos de ação 7.1. Maiores chances de sobreviver 7.2. O Protocolo de Resposta Padrão (SRP) 7.3. Desenvolva um plano de ação 7.4. Sobrevivendo a um evento de atirador ativo 7.5. O que fazer quando a polícia chegar? Capítulo 8 – Escola é espaço de proteção 8.1. Compreendendo riscos na escola 8.2. Condicionantes e cuidados específicos 8.2.1. Pessoa com mobilidade reduzida (PMR) 8.2.2. Pessoa com Deficiência (PcD) 8.2.3. Síndrome de Down (SD) 8.2.4. Transtorno do Espectro Autista (TEA) 8.2.5. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) 8.2.6. Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) 8.2.7. Pessoas com outras necessidades específicas 8.3. Solução de dentro para fora 8.4. PROMVAE® Capítulo 9 – Aplicação de medidas práticas Considerações finais Glossário – Termos técnicos e conceitos Referências bibliográficas
    • ISBN
      9788520469743
    • Largura
      15,5 cm
    • Altura
      22,5 cm
    • Número de páginas
      272
    • Encadernação
      Brochura
    • Ano de publicação
      2025
    • Tipo de produto
      Livros

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