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    Gestão da Inovação Tecnológica – 2ª EDIÇÃO - Impresso
    9788520426784
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    Sobre o Curso

    O intuito dessa obra é apresentar soluções para que o conhecimento e a tecnologia gerados na universidade cheguem ao setor empresarial, sem prejudicar o ensino e a pesquisa, o que dá ao livro um caráter didático. Esta segunda edição obtém novo capítulo que aborda a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação.

    Currículo

    AutorReis, Dálcio Roberto dos

    Sumário

    Sumário1. Produção e Transferência de Conhecimento
    A importância do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
    A criação de conhecimento na empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
    Os quatro modos de conversão do conhecimento . . . . . . . . . . . 9
    Socialização: do conhecimento tácito em conhecimento tácito . 9
    Externalização: do conhecimento tácito em conhecimento
    explícito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
    Combinação: do conhecimento explícito em conhecimento
    explícito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
    Internalização: do conhecimento explícito em conhecimento
    tácito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

    Sumário

    gestão da i n o v a ç ã o t e c n o l ó g i c a

    xii
    As cinco condições que promovem a criação da espiral
    do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
    Intenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
    Autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
    Flutuação e caos criativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
    Redundância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
    Variedade de requisitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
    As cinco fases do processo de criação do conhecimento . . . . . . . . . 14
    Fase 1: Compartilhamento de conhecimento tácito . . . . . . . 15
    Fase 2: Criação de conceitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
    Fase 3: Justificação de conceitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
    Fase 4: Construção de um arquétipo . . . . . . . . . . . . . . . 17
    Fase 5: Difusão interativa do conhecimento . . . . . . . . . . . 18
    A transferência de conhecimento e a busca pela inovação a partir
    das relações universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
    O tempo despendido no processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
    A apropriação do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23
    A implicitabilidade do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . 26
    A universalidade do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
    2. Conceitos em Ciência, Tecnologia e Inovação
    Relacionamento entre ciência e tecnologia . . . . . . . . . . . . . . . . 31
    O processo de inovação tecnológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
    3. Modelos de Mudança Tecnológica
    Modelos lineares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
    Modelo science-push . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
    Modelo market-pull . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
    Modelos interativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77

    s u m á r i o

    xiii

    4. As Estratégias de Inovação das Empresas e as
    Formas de Acesso à Tecnologia
    Construção de capacidades tecnológicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
    Estratégias tecnológicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
    Estratégia ofensiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84
    Estratégia defensiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
    Estratégia imitadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86
    Estratégia dependente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86
    Estratégia tradicional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
    Estratégia oportunista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
    Formas de acesso à tecnologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
    Compra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
    Importação explícita de tecnologia . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
    Vigilância tecnológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90
    Cópia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90
    Ser uma empresa subcontratada . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91
    Pesquisa cooperativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
    Formação de pessoal próprio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
    Licenciamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
    Pesquisa por encomenda (por contrato) . . . . . . . . . . . . . . 94
    Contratação de especialistas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95
    Associações e alianças estratégicas . . . . . . . . . . . . . . . . . 95
    Pesquisa e desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
    5. Cooperação Universidade-empresa como
    Instrumento para a Inovação Tecnológica
    Do triângulo de Sábato à tríplice hélice de Etzkowitz . . . . . . . . 99
    Intra-relações dentro de cada vértice . . . . . . . . . . . . . . . 102
    Inter-relações entre os três vértices . . . . . . . . . . . . . . . . 102
    Relações com o contorno externo ou extra-relações . . . . . . 102
    Evolução da cooperação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103

    gestão da i n o v a ç ã o t e c n o l ó g i c a

    xiv
    Características do relacionamento universidade-empresa . . . . . . 108
    Referencial teórico das relações universidade-empresa . . . . . . . . 112
    A dimensão psicossociológica do relacionamento
    universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
    Motivações para as empresas se relacionarem com as
    universidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
    A dimensão organizacional do relacionamento
    universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122
    Uma taxonomia para as relações universidade-empresa . . . 123
    Procedimentos de coordenação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
    A avaliação do relacionamento universidade-empresa . . . . 130
    Motivações e barreiras ao relacionamento entre universidades
    e empresas no Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133
    Motivações para as empresas, em ordem decrescente
    de importância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134
    Motivações para a universidade, em ordem decrescente
    de importância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134
    Principais barreiras ao processo de interação entre as
    empresas e as universidades, pela ordem de importância . . . . 135
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136
    6. Um Guia Prático para Universidades e Empresas
    em Busca da Inovação Tecnológica
    As reais necessidades de pequenas e médias empresas industriais
    brasileiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
    Fases necessárias para iniciar o relacionamento . . . . . . . . . . . . . 143
    Definição de uma política/filosofia da universidade para
    as relações empresariais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
    Autoconhecimento institucional . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144
    Marketing interno para as relações com as empresas . . . . . 145
    Infra-estrutura adequada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146
    Marketing externo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147

    s u m á r i o

    xv
    Gestão das relações universidade-empresa . . . . . . . . . . . 148
    Formação de gestores das relações universidade-empresa . . . 148
    Avaliação junto aos utilizadores . . . . . . . . . . . . . . . . . 149
    Os mecanismos selecionados para a interação
    universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
    Dia da Indústria (ou do Comércio,
    ou da Agricultura etc.) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152
    Visitas dos dirigentes universitários às empresas. . . . . . . . . 152
    Feira de empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
    Feira de estágio/emprego . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
    Programa de acompanhamento de ex-alunos . . . . . . . . . . 153
    Visitas técnicas de alunos às empresas . . . . . . . . . . . . . . 154
    Encontros com a empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154
    Presença de um representante da indústria no conselho
    diretivo máximo da universidade. . . . . . . . . . . . . . . . . 155
    Conselho empresarial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
    Mesas-redondas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
    Encontros com responsáveis por recursos humanos
    das empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
    O estágio curricular dos estudantes . . . . . . . . . . . . . . . . 157
    O estágio de professores nas empresas. . . . . . . . . . . . . . 158
    Cursos extraordinários de extensão universitária . . . . . . . 158
    Prestação de serviços . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
    Programa “A Empresa no Ensino” . . . . . . . . . . . . . . . 160
    Pesquisa por encomenda ou por contrato . . . . . . . . . . . . 160
    Incubadoras de empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
    Programa “disque-universidade”. . . . . . . . . . . . . . . . . 162
    Empresa júnior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165
    Programa “Balcão de Teses”. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166
    Estrutura operacional para obtenção de inovações tecnológicas
    a partir da universidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172

    gestão da i n o v a ç ã o t e c n o l ó g i c a

    xvi
    7. Cultura Organizacional para a Inovação
    O intra-empreendedorismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
    Avaliação da cultura intra-empreendedora . . . . . . . . . . . . . . . . 177
    1. Comunicação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180
    2. Processo decisório . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181
    3. Incentivos/motivação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181
    4. Recompensas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182
    5. Autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
    6. Liderança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
    7. Equipes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
    8. Controle/mensuração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184
    Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185

    Especificações

    Tipo de produtoLivros
    ISBN9788520426784
    Peso0,450 kg
    Largura16 cm
    Altura23 cm
    Profundidade (lombada)1,5 cm
    Número de páginas208
    EncadernaçãoBrochura
    Ano de publicação2007

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