Cód:
9788520426784
Gestão da Inovação Tecnológica – 2ª EDIÇÃO - Impresso
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Especificações
Descrição
Currículo
Autor | Dálcio Roberto dos Reis |
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Sinopse
Sinopse | O intuito dessa obra é apresentar soluções para que o conhecimento e a tecnologia gerados na universidade cheguem ao setor empresarial, sem prejudicar o ensino e a pesquisa, o que dá ao livro um caráter didático. Esta segunda edição obtém novo capítulo que aborda a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação. O livro dirige-se a professores, pesquisadores e profissionais que atuam como gerentes de tecnologia e a estudantes interessados em criar novas tecnologias e transformá-las em inovação. |
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Sumário
Sumário | Apresentação da Primeira Edição . . . . . . . . . xvii Apresentação da Segunda Edição . . . . . . . . . xxiii Prefácio à Primeira Edição . . . . . . . . . . . . xxvii Prefácio à Segunda Edição . . . . . . . . . . . . xxxi Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . xxxiii 1. Produção e Transferência de Conhecimento A importância do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 A criação de conhecimento na empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Os quatro modos de conversão do conhecimento . . . . . . . . . . . 9 Socialização: do conhecimento tácito em conhecimento tácito . 9 Externalização: do conhecimento tácito em conhecimento explícito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 Combinação: do conhecimento explícito em conhecimento explícito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 Internalização: do conhecimento explícito em conhecimento tácito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 As cinco condições que promovem a criação da espiral do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 Intenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 Autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 Flutuação e caos criativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12 Redundância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13 Variedade de requisitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 As cinco fases do processo de criação do conhecimento . . . . . . . 14 Fase 1: Compartilhamento de conhecimento tácito . . . . . . . 15 Fase 2: Criação de conceitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16 Fase 3: Justificação de conceitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 Fase 4: Construção de um arquétipo . . . . . . . . . . . . . . . 17 Fase 5: Difusão interativa do conhecimento . . . . . . . . . . . 18 A transferência de conhecimento e a busca pela inovação a partir das relações universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 O tempo despendido no processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 A apropriação do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 A implicitabilidade do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . 26 A universalidade do conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . 27 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28 2. Conceitos em Ciência, Tecnologia e Inovação Relacionamento entre ciência e tecnologia . . . . . . . . . . . . . . . . 31 O processo de inovação tecnológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50 3. Modelos de Mudança Tecnológica Modelos lineares . . .. . 51 Modelo science-push . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53 Modelo market-pull . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53 Modelos interativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77 4. As Estratégias de Inovação das Empresas e as Formas de Acesso à Tecnologia Construção de capacidades tecnológicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79 Estratégias tecnológicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83 Estratégia ofensiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Estratégia defensiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85 Estratégia imitadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 Estratégia dependente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 Estratégia tradicional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87 Estratégia oportunista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87 Formas de acesso à tecnologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87 Compra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87 Importação explícita de tecnologia . . . . . . . . . . . . . . . . . 89 Vigilância tecnológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90 Cópia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90 Ser uma empresa subcontratada . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91 Pesquisa cooperativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92 Formação de pessoal próprio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92 Licenciamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93 Pesquisa por encomenda (por contrato) . . . . . . . . . . . . . . 94 Contratação de especialistas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 Associações e alianças estratégicas . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 Pesquisa e desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97 5. Cooperação Universidade-empresa como Instrumento para a Inovação Tecnológica Do triângulo de Sábato à tríplice hélice de Etzkowitz . . . . . . . . 99 Intra-relações dentro de cada vértice . . . . . . . . . . . . . . . 102 Inter-relações entre os três vértices . . . . . . . . . . . . . . . . 102 Relações com o contorno externo ou extra-relações . . . . . . 102 Evolução da cooperação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103 Características do relacionamento universidade-empresa . . . . . . 108 Referencial teórico das relações universidade-empresa . . . . . . . . 112 A dimensão psicossociológica do relacionamento universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113 Motivações para as empresas se relacionarem com as universidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115 A dimensão organizacional do relacionamento universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122 Uma taxonomia para as relações universidade-empresa . . . 123 Procedimentos de coordenação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126 A avaliação do relacionamento universidade-empresa . . . . 130 Motivações e barreiras ao relacionamento entre universidades e empresas no Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133 Motivações para as empresas, em ordem decrescente de importância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134 Motivações para a universidade, em ordem decrescente de importância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134 Principais barreiras ao processo de interação entre as empresas e as universidades, pela ordem de importância . . . . 135 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136 6. Um Guia Prático para Universidades e Empresas em Busca da Inovação Tecnológica As reais necessidades de pequenas e médias empresas industriais brasileiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139 Fases necessárias para iniciar o relacionamento . . . . . . . . . . . . . 143 Definição de uma política/filosofia da universidade para as relações empresariais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143 Autoconhecimento institucional . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144 Marketing interno para as relações com as empresas . . . . . 145 Infra-estrutura adequada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146 Marketing externo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147 Gestão das relações universidade-empresa . . . . . . . . . . . 148 Formação de gestores das relações universidade-empresa . . . 148 Avaliação junto aos utilizadores . . . . . . . . . . . . . . . . . 149 Os mecanismos selecionados para a interação universidade-empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150 Dia da Indústria (ou do Comércio, ou da Agricultura etc.) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152 Visitas dos dirigentes universitários às empresas. . . . . . . . . 152 Feira de empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153 Feira de estágio/emprego . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153 Programa de acompanhamento de ex-alunos . . . . . . . . . . 153 Visitas técnicas de alunos às empresas . . . . . . . . . . . . . . 154 Encontros com a empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154 Presença de um representante da indústria no conselho diretivo máximo da universidade. . . . . . . . . . . . . . . . . 155 Conselho empresarial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155 Mesas-redondas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156 Encontros com responsáveis por recursos humanos das empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156 O estágio curricular dos estudantes . . . . . . . . . . . . . . . . 157 O estágio de professores nas empresas. . . . . . . . . . . . . . 158 Cursos extraordinários de extensão universitária . . . . . . . 158 Prestação de serviços . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159 Programa “A Empresa no Ensino” . . . . . . . . . . . . . . . 160 Pesquisa por encomenda ou por contrato . . . . . . . . . . . . 160 Incubadoras de empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161 Programa “disque-universidade”. . . . . . . . . . . . . . . . . 162 Empresa júnior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165 Programa “Balcão de Teses”. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166 Estrutura operacional para obtenção de inovações tecnológicas a partir da universidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172 7. Cultura Organizacional para a Inovação O intra-empreendedorismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173 Avaliação da cultura intra-empreendedora . . . . . . . . . . . . . . . . 177 1. Comunicação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180 2. Processo decisório . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181 3. Incentivos/motivação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181 4. Recompensas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182 5. Autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183 6. Liderança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183 7. Equipes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183 8. Controle/mensuração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184 Questões para debate em grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185 Referências Bibliográficas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 187 Índice Remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201 |
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Especificações
Tipo de produto | Livros |
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ISBN | 9788520426784 |
Peso | 0,450 kg |
Largura | 16 cm |
Altura | 23 cm |
Profundidade (lombada) | 1,5 cm |
Número de páginas | 208 |
Encadernação | Brochura |
Ano de publicação | 2007 |
Edição | 2 |
O intuito dessa obra é apresentar soluções para que o conhecimento e a tecnologia gerados na universidade cheguem ao setor empresarial, sem prejudicar o ensino e a pesquisa, o que dá ao livro um caráter didático. Esta segunda edição obtém novo capítulo que aborda a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação.