Precisa de ajuda?
11 4196-6000

0

Carrinho

    Parcelamento em até 12x sem juros
    Primeira troca gratuita
    8% de desconto no PIX
    Cód:
    9788520461877
    Medicina Demais - O uso excessivo pode ser nocivo à saúde - Impresso

    Por: R$ 77,00ou X de

    Comprar

    Produto similar - impresso e digital

    Especificações

    Descrição

    Currículo

    AutorMarco Bobbio

    Sinopse

    SinopseUma veemente denúncia do excesso de medicação. Cresce a consciência de que são prescritos demasiados exames e medicamentos. Muitos são inúteis. O excesso não faz bem a nenhum de nós: cidadãos, pacientes, médicos. A medicina deve diagnosticar e tratar as doenças, e cumpre bem essa tarefa. Nas últimas décadas, ela obteve êxitos extraordinários que permitiram curar doenças letais, reduzir os sofrimentos e prolongar a vida. Contudo, o nosso bem-estar também depende de fatores que não podem ser investigados com exames de laboratório nem são curáveis com medicamentos: trabalho, relações pessoais, condições econômicas. Ainda assim, várias pessoas vão ao médico por qualquer incômodo, obtendo prescrições de exames provavelmente inúteis, desencadeando tratamentos que muitas vezes não resolvem o problema, mas criam ansiedade e induzem efeitos piores do que o incômodo inicial. Nessa obra, Marco Bobbio explica as diferentes razões do ex-cesso de tratamento: o desconforto de viver com a incerteza, a necessidade de questionar a própria saúde, a confiança exagerada nos potenciais da medicina, a pressão da indústria para criar a necessidade de terapias e exames. Finalmente, a medicina “defensiva” induz uma excessiva prescrição de exames para evitar denúncias e pedidos de indenização.
    ""A iniciativa do Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos, entidade sem fins econômicos, por meio de seu presidente, Celso de Souza Azzi, de promover a tradução da versão original do livro e de permitir, assim, a divulgação de seu conteúdo merece todo nosso reconhecimento. (Dario Birolini, cirurgião geral e professor emérito da Faculdade de Medicina da USP)""
    ""Trata-se de uma leitura necessária e útil, que implica uma profunda reflexão sobre o cotidiano do trabalho médico, com grande capacidade de induzir uma verdadeira transformação na maneira com que enxergamos a prática médica. A publicação da obra Medicina Demais, em um momento em que o movimento Slow Medicine Brasil amadurece e sua filosofia e princípios começam a ser conhecidos e discutidos na mídia, nos corredores dos hospitais e centros de saúde, nas instituições de ensino e nos consultórios médicos, vem a tornar-se um grande baluarte para a difusão de uma medicina sóbria, respeitosa e justa. (José Carlos Campos Velho, médico geriatra e editor do site Slow Medicine Brasil)""

    Sumário

    SumárioIntrodução
    Capítulo 1. A busca da certeza
    Capítulo 2. Expectativas irreais
    Capítulo 3. Tratar ou não tratar
    Capítulo 4. Rastreamentos úteis e inúteis
    Capítulo 5. Informações condicionadas
    Capítulo 6. Como se defender dos exames e das denúncias?
    Capítulo 7. Desperdícios
    Capítulo 8. Conclusões
    Agradecimentos
    Posfácio, dr. José Carlos Campos Velho, médico geriatra e editor do site Slow Medicine Brasil

    Especificações

    ISBN9788520461860
    Peso0,324 kg
    Largura15,5 cm
    Altura22,5 cm
    Profundidade (lombada)1,2 cm
    Número de páginas208
    EncadernaçãoBrochura
    Ano de publicação2020
    Tipo de produtoLivros

    Sobre o autor

    CurrículoMarco Bobbio, italiano, casado há 43 anos, 3 filhos e neta, é secretário-geral do Slow Medicine. Foi pesquisador nos Estados Unidos, cardiologista responsável por transplantes cardíacos em Turim e, finalmente, diretor de Cardiologia do Hospital Santa Croce e Carle em Cuneo, Itália. Publicou seis livros na Itália, sendo que a obra Il malato im-maginato. I rischi di una medicina senza limiti (2010) foi traduzido para o português como O doente imaginado: riscos de uma medicina sem limites.

    TemplateEvento