Cód:
9788520463031
O Mito do TDAH infantil: 101 maneiras de melhorar o comportamento e a atenção de seu filho sem medicamentos, rótulos ou coerção - Digital
De: R$ 0,00Por: R$ 90,00ou X de
Calcule o frete do produto:
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Especificações
Descrição
Currículo
Autor | THOMAS ARMSTRONG |
---|
Sinopse
Sinopse | O mito do TDAH infantil fornece estratégias poderosas para ajudar as crianças a superar os problemas de atenção e comportamento e dá a pais e professores esperança e inspiração para auxiliar as crianças a florescerem na escola, prosperarem em casa e terem sucesso na vida. Armstrong traça, a partir de novos estudos, como a epidemia do TDAH é, de fato, uma consequência das mudanças na paisagem cultural – crianças forçadas a aprender a ler e escrever cada vez mais cedo; exigências mais severas em relação à educação dos filhos; maior consumo de videogames e outras mídias indutoras de ansiedade; e níveis altos de estresse infantil e familiar. |
---|
Sumário
Sumário | Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XIII Parte I O mito do TDAH e suas falhas Capítulo 1 A “bolha assassina” do TDAH avança sobre os Estados Unidos e o mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Capítulo 2 Por que o mito do TDAH não é uma história muito boa? . . 9 Capítulo 3 Por que medicar as crianças para se comportarem não é uma boa ideia? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 Parte II Por que há uma epidemia nacional e mundial de TDAH? Capítulo 4 Razão no 1: Não deixamos mais as crianças serem crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31 Capítulo 5 Razão no 2: Não deixamos mais os meninos serem meninos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39 Capítulo 6 Razão no 3: “Desempoderamos” nossas crianças na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43 Capítulo 7 Razão no 4: Transmitimos nosso estresse a nossos filhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 Capítulo 8 Razão no 5: Deixamos nossos filhos consumirem muito lixo midiático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57 Capítulo 9 Razão no 6: Focamos muito nas deficiências de nossos filhos e não suficientemente em suas habilidades . . . . . . 64 Capítulo 10 Razão no 7: Muitas pessoas têm interesses econômicos particulares de que tudo continue assim como está . . . . . 73 Capítulo 11 Como os especialistas em TDAH defendem seu transtorno (e por que seus argumentos tendem a ser incompletos) 83 Capítulo 12 O valor das perspectivas múltiplas para melhorar o comportamento da criança e o seu tempo de atenção . . . . . . . . . . 90 Parte III 101 maneiras de melhorar o comportamento e a atenção de seu filho sem medicamentos, rótulos ou coerção Estratégia no 1 Deixe seu filho ficar inquieto . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . 109 Estratégia no 2 Canalize as energias criativas para as artes . . . . . . . 111 Estratégia no 3 Enfatize a diversidade, não a deficiência . . .. . . . 112 Estratégia no 4 Matricule seu filho em um curso de artes marciais 114 Estratégia no 5 Dedique um tempo à natureza . . . . . . . . . . . . . . . 116 Estratégia no 6 Mantenha as reuniões familiares . . . . . . . . . . . . . . . 118 Estratégia no 7 Ensine técnicas de concentração ao seu filho . .. . 120 Estratégia no 8 Descubra qual o momento de maior estado de alerta de seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122 Estratégia no 9 Estimule a aprendizagem na prática . . . . .. . . . . . . . . 124 Estratégia no 10 Construa, pegue emprestado ou compre mobílias móveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126 Estratégia no 11 Considere opções de cura alternativas . . . . . . . . . . 128 Estratégia no 12 Cuide-se . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . 130 Estratégia no 13 Providencie cafés da manhã balanceados . . . . . . . 132 Estratégia no 14 Dê opções de escolha à criança . . . . .. . . . . . . . . 134 Estratégia no 15 Elimine alimentos alergênicos e com muitos aditivos da dieta de seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137 Estratégia no 16 Utilize música para concentrar e acalmar . . . . . . . . 139 Estratégia no 17 Ensine o seu filho a se monitorar . . . . . . . . . . . . . 140 Estratégia no 18 Use habilidades eficazes de comunicação . .. . . . . 142 Estratégia no 19 Faça um curso de treinamento para pais . . . . . . . . 145 Estratégia no 20 Cultive a criatividade de seu filho . . . . . . . . . . . . . . 147 Sumário IX Estratégia no 21 Mantenha uma imagem positiva de seu filho . . . . . 149 Estratégia no 22 Providencie espaços apropriados para a aprendizagem . . 150 Estratégia no 23 Encoraje os interesses de seu filho . . . . . . . . . . . . . 152 Estratégia no 24 Estabeleça regras, rotinas e transições consistentes . . . . . 155 Estratégia no 25 Celebre as conquistas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 157 Estratégia no 26 Reserve um tempo para o seu filho brincar . . . . . . 159 Estratégia no 27 Seja um coach pessoal para o seu filho . . . . . . . . . 161 Estratégia no 28 Desenvolva a resiliência de seu filho . . . . . . . . . . .. 163 Estratégia no 29 Dê instruções de maneira marcante, que exija atenção . . 165 Estratégia no 30 Limite alimentos não saudáveis (junk food) . . .. . . 167 Estratégia no 31 Empodere seu filho com aprendizagem baseada na valorização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168 Estratégia no 32 Apoie a total inclusão de seu filho nas salas de aula regulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171 Estratégia no 33 Ensine ao seu filho como o cérebro dele funciona 1 73 Estratégia no 34 Elimine distrações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175 Estratégia no 35 Promova exercícios diários . . . . . . . . . . . . . . . . .177 Estratégia no 36 Fomente uma boa comunicação casa-escola. . . . 179 Estratégia no 37 Fortaleça a memória de trabalho de seu filho. . . . 182 Estratégia no 38 Limite as mídias de entretenimento . . . . . . . . . . . . 183 Estratégia no 39 Promova experiências de flow (fluxo) . . . . . . .. 185 Estratégia no 40 Use a aprendizagem on-line como recurso educacional . . 187 Estratégia no 41 Mostre ao seu filho como utilizar ferramentas metacognitivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189 Estratégia no 42 Ensine habilidades de autorregulação emocional . . . . . . . 192 Estratégia no 43 Ensine meditação mindfulness ao seu filho . . . . . 194 Estratégia no 44 Deixe seu filho envolver-se em conversas espontâneas consigo mesmo (autofala) . . . . . . . . . . . . 196 Estratégia no 45 Promova recreação e atividade física em família . . . . . . . 197 Estratégia no 46 Compartilhe técnicas de manejo do estresse . .. 199 Estratégia no 47 Procure aplicativos para celulares que possam ajudar seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202 Estratégia no 48 Estimule seu filho a ter um mentor . . . . . . . . . . . 204 Estratégia no 49 Descubra um esporte de que seu filho goste muito . . . . . 205 Estratégia no 50 Proporcione uma variedade de atividades de aprendizagem estimulantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207 Estratégia no 51 Ensine habilidades para definir objetivos . . . . . . . 210 Estratégia no 52 Forneça feedback sobre o seu comportamento imediatamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213 Estratégia no 53 Trabalhe para promover o bom relacionamento professor-criança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214 Estratégia no 54 Considere o treinamento neurofeedback . . . . . . . 216 Estratégia no 55 Use o toque para confortar e acalmar . . . . . . . . . . . 218 Estratégia no 56 Proporcione oportunidades para a aprendizagem por meio do movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220 Estratégia no 57 Reserve espaço para bastante bom humor e risadas . . . . 222 Estratégia no 58 Passem momentos positivos juntos . . . . . . .. . . . . 224 Estratégia no 59 Descubra as múltiplas inteligências de seu filho 227 Estratégia no 60 Ensine seu filho a desenvolver a mentalidade de crescimento (growth mind-set) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229 Estratégia no 61 Use consequências lógicas e naturais como uma ferramenta de disciplina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231 Estratégia no 62 Proporcione acesso à luz natural em todo seu espectro . . 233 Estratégia no 63 Cozinhe alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 . . . . 235 Estratégia no 64 Considere a terapia familiar . . . . . . . . . . . . . . 237 Estratégia no 65 Realce cada dia com ao menos uma experiência nova . . 239 Estratégia no 66 Propicie modelos positivos de comportamento . 241 Estratégia no 67 Descubra e administre os quatro tipos de mau comportamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 243 Estratégia no 68 Crie em conjunto com seu filho um programa de modificação de comportamento que proporcione um empoderamento interno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245 Estratégia no 69 Use aromas para acalmar e centrar . . . . . . . . . . . . 248 Estratégia no 70 Empregue a aprendizagem incidental . . . . . . . . . . 250 Estratégia no 71 Descarte influências negativas potenciais para o comportamento do seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252 Estratégia no 72 Sugira estratégias de estudo eficazes . . . . . . . . . . 254 Estratégia no 73 Forneça ao seu filho tarefas reais da vida . . . . . 257 Estratégia no 74 Use a pausa de uma maneira positiva . . . . . . . . . 260 Estratégia no 75 Aprimore a autoestima do seu filho . . . . . . . . . 262 Estratégia no 76 Evite exposição a contaminadores ambientais . . 265 Estratégia no 77 Certifique-se de que seu filho desfrute de um período suficiente de sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 267 Estratégia no 78 Incentive aspirações profissionais positivas . . . 270 Sumário XI Estratégia no 79 Ensine seu filho a visualizar . . . . . . . . . . . . . . . .72 Estratégia no 80 Jogue xadrez ou Go (Weiqi, Baduk) com seu filho . . . . . 275 Estratégia no 81 Faça seu filho ensinar a uma criança mais nova . . 277 Estratégia no 82 Ajude seu filho a se tornar autoconsciente . . . . .. 279 Estratégia no 83 Utilize os melhores recursos de aprendizagem informatizada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281 Estratégia no 84 Deixe seu filho jogar videogames que envolvam e ensinem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282 Estratégia no 85 Prepare-se para as emoções e arrepios da realidade virtual e aumentada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284 Estratégia no 86 Considere métodos alternativos de escolarização . . . . . . 286 Estratégia no 87 Faça seu filho aprender yoga . . . . . . . . . . . . . . . . 288 Estratégia no 88 Encontre um animal de que seu filho possa cuidar . . . . . 290 Estratégia no 89 Apoie o amadurecimento tardio de seu filho . . . . 292 Estratégia no 90 Considere a psicoterapia individual para seu filho . . . . . . 294 Estratégia no 91 Crie um contrato comportamental positivo com seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296 Estratégia no 92 Envolva-se na construção de nichos positivos . . 299 Estratégia no 93 Ajude seu filho a desenvolver habilidades sociais . . . . . . . 301 Estratégia no 94 Faça um lobby para que a escola de seu filho tenha um programa de educação física consistente . . . . . . . . . . 303 Estratégia no 95 Apoie os instintos de empreendedorismo de seu filho . . . 305 Estratégia no 96 Use cores para destacar as informações . . . . . . 307 Estratégia no 97 Faça seu filho criar um blog . . . . . . . . . . . . . 308 Estratégia no 98 Trabalhe para aprimorar a rede social de seu filho 310 Estratégia no 99 Encoraje projetos de estudo a serem realizados em casa e na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 313 Estratégia no 100 Mostre ao seu filho soluções usadas para resolver problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316 Estratégia no 101 Ensine estratégias de organização ao seu filho. . . 319 Notas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323 Índice remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . 377 |
---|
Especificações
ISBN | 9788520463031 |
---|---|
Número de páginas | 400 |
Ano de publicação | 2018 |
Edição | 1 |
Tipo de produto | E-Books |
Requisitos mínimos
Requisitos mínimos para leitura do e-book | A Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks). Compatibilidade Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android. Acesso aos e-books • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra; • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”. Acessibilidade • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada; • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite). Observações importantes • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line; • Não é permitida a impressão dos e-books; • Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev; |
---|
Sobre o autor
Currículo | Thomas Armstrong: PhD, é psicólogo, especialista em aprendizagem e palestrante de grupos educacionais em todo o mundo, assim como diretor executivo do American Institute for Learning and Human Development. Ele escreveu para revistas como Family Circle, Ladies’ Home Journal e Parenting e é autor de dezesseis livros que foram traduzidos para vinte e seis línguas. |
---|