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Livros | Psicologia | Saúde

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Prática da Psicologia Baseada em Evidências - 1ª Edição

Referência: 9788520465851
  • Organizador: : Tamara Melnik
  • Visão integrada entre a experiência clínica, as evidências científicas rigorosas com as características e preferências dos pacientes, reiterando o compromisso com uma prática clínica ética e fundamentada em evidências científicas.
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    Por que ler esse livro?
    O livro Prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) constitui um avanço pioneiro no âmbito da Saúde Mental, distinguindo-se como uma “obra viva”. Em contraste com publicações convencionais, esta obra está integrada a uma plataforma digital que receberá atualizações periódicas em suas referências bibliográficas. Tal metodologia assegura que profissionais, acadêmicos, estudantes e o público geral tenham acesso contínuo às informações e pesquisas mais atuais, potencializando a eficácia dos cuidados na saúde mental e fomentando intervenções mais efetivas e seguras. Organizada em três seções, a obra fornece uma exploração abrangente e detalhada da PPBE: • Seção I: Aspectos conceituais e históricos da prática da Psicologia baseada em evidências no Brasil e no mundo • Seção II: Fundamentos metodológicos • Seção III: Evidências da eficácia, efetividade e segurança das abordagens psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais. Com a contribuição de pesquisadores e professores renomados, tanto nacionais quanto internacionais, este livro apresenta uma visão integrada entre a experiência clínica, as evidências científicas rigorosas com as características e preferências dos pacientes, reiterando o compromisso com uma prática clínica ética e fundamentada em evidências científicas.
    • Tamara Melnik: Pós-doutora em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o tema “A prática da Psicologia baseada em evidências”. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com Cochrane Prostatic and Urologic Diseases e Centro Cochrane do Brasil. Mestre em Psicologia pela USP. Professora da disciplina Saúde Baseada em Evidências na Unifesp. Professora orientadora (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Unifesp. Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil. Professora visitante da Penn University.
    • Membro da 12 Division of American Psychological Association. Professora do curso de especialização em Terapia Cognitivo-comportamental em Saúde Mental do Grupo de Estudo e Pesquisa em Transtornos de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Revisora de periódicos internacionais (British Medical Jornal, Cochrane Library, entre outros) e nacionais. Idealizou e ministrou na USP a primeira disciplina no Brasil sobre a prática da Psicologia baseada em evidências. Membro do corpo editorial do World Journal of Meta-Analysis. Consultora científica atuando na elaboração de delineamentos experimentais na área da saúde. Organizou em parceria com o Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah o livro Psicologia baseada em evidências: provas científicas da efetividade da psicoterapia. Professora convidada do Instituto de Psicologia da USP. Possui publicações em periódicos como Nature, Cochrane Reviews, BMJ, entre outros.
    • Tamara Melnik: Pós-doutora em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o tema “A prática da Psicologia baseada em evidências”. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com Cochrane Prostatic and Urologic Diseases e Centro Cochrane do Brasil. Mestre em Psicologia pela USP. Professora da disciplina Saúde Baseada em Evidências na Unifesp. Professora orientadora (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Unifesp. Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil. Professora visitante da Penn University. Membro da 12 Division of American Psychological Association. Professora do curso de especialização em Terapia Cognitivo-comportamental em Saúde Mental do Grupo de Estudo e Pesquisa em Transtornos de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Revisora de periódicos internacionais (British Medical Jornal, Cochrane Library, entre outros) e nacionais. Idealizou e ministrou na USP a primeira disciplina no Brasil sobre a prática da Psicologia baseada em evidências. Membro do corpo editorial do World Journal of Meta-Analysis. Consultora científica atuando na elaboração de delineamentos experimentais na área da saúde. Organizou em parceria com o Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah o livro Psicologia baseada em evidências: provas científicas da efetividade da psicoterapia. Professora convidada do Instituto de Psicologia da USP. Possui publicações em periódicos como Nature, Cochrane Reviews, BMJ, entre outros.
    • Profissionais, acadêmicos, estudantes e o público geral interessando em Psicologia
    • Profissionais, acadêmicos, estudantes e o público geral interessando em Psicologia
    • Prefácio institucional
    • Prefácio científico
    • Prefácio acadêmico
    • Prefácio
    • Apresentação
    • Conteúdo complementar
    • A pirâmide das evidências e o sistema Grade (grading of recommendations, assessment, development, and
    • evaluations) na Psicologia
    • Seção I - Aspectos conceituais e históricos da prática da psicologia baseada em evidências no Brasil e no mundo
    • Capítulo 1. A prática da Psicologia baseada em evidências: passado, presente e futuro
    • Capítulo 2. História da Psicologia científica no Brasil: institucionalização, crise e dispersão
    • Capítulo 3. História do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e a primeira disciplina sobre prática
    • da Psicologia baseada em evidências no Brasil
    • Capítulo 4. Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências.
    • Capítulo 5. A Cochrane e as revisões sistemáticas e metanálises na saúde mental
    • Capítulo 6. Políticas públicas informadas por evidências para a tomada de decisões efetivas: o papel da Psicologia
    • Capítulo 7. Necessidade da implementação da saúde mental baseada em evidências nas instituições de custódia brasileiras.
    • Seção II - Fundamentos metodológicos
    • Capítulo 8. Tipos de perguntas de pesquisa na saúde mental
    • Capítulo 9. Como praticar a Psicologia baseada em evidências
    • Capítulo 10. Ensaios clínicos randomizados na Psicologia: relevância e desafios
    • Capítulo 11. Revisões sistemáticas na Psicologia
    • Capítulo 12. Estratégia de busca
    • Capítulo 13. Risco de viés
    • Capítulo 14. Anatomia do florest plot (gráfico floresta): como interpretar um gráfico de metanálise
    • Capítulo 15. Psicometria e os testes diagnósticos na prática baseada em evidências
    • Seção III - Evidências da eficácia, efetividade e segurança das abordagens psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais
    • Subseção 3.1 Tratamento e prevenção de comportamentos autolesivos e suicídio
    • Capítulo 16. Evidências da terapia comportamental dialética
    • Capítulo 17. Evidências na prevenção e no tratamento do suicídio
    • Subseção 3.2 Tratamento dos transtornos de estresse pós-traumático
    • Capítulo 18. Psicoterapias baseadas em evidências aplicadas aos transtornos relacionados a trauma e a estressores
    • Subseção 3.3 Tratamento dos transtornos alimentares
    • Capítulo 19. A efetividade das intervenções psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos alimentares na infância e na adolescência
    • Capítulo 20. Evidências no tratamento da compulsão alimentar
    • Capítulo 21. Evidências de eficácia das abordagens psicossociais no tratamento da bulimia nervosa
    • Subseção 3.4 Tratamento dos transtornos do impulso
    • Capítulo 22. Evidências no tratamento do jogo patológico
    • Capítulo 23. Evidências no tratamento do sexo compulsivo
    • Subseção 3.5 Tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo
    • Capítulo 24. Estratégias mindfulness para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo: uma revisão sistemática
    • Subseção 3.6 Tratamento dos transtornos sexuais
    • Capítulo 25. Disfunção erétil
    • Capítulo 26. Ejaculação precoce
    • Capítulo 27. Vaginismo
    • Subseção 3.7 Evidências para o tratamento dos transtornos de personalidade e outros transtornos mentais
    • Capítulo 28. Terapia do esquema
    • Capítulo 29. Evidências na terapia processual
    • Subseção 3.8 Tratamento dos transtornos de ansiedade
    • Capítulo 30. Evidências na terapia cognitivo-comportamental
    • Capítulo 31. Evidências no tratamento do transtorno do pânico
    • Subseção 3.9 Evidências no tratamento dos transtornos do humor
    • Capítulo 32. Evidências científicas da eficácia de intervenções para prevenir e tratar transtornos depressivos na gestação e período pós-parto
    • Capítulo 33. Evidências da psicoeducação no tratamento dos transtornos depressivos
    • Capítulo 34. Intervenções psicossociais no tratamento dos transtornos depressivos
    • Capítulo 35. Evidências no tratamento do transtorno bipolar0
    • Subseção 3.10 Tratamento do abuso de álcool e substâncias
    • Capítulo 36. Eficácia das intervenções psicossociais no tratamento do abuso de substâncias
    • Subseção 3.11 Tratamento dos transtornos de eliminação
    • Capítulo 37. Evidências no tratamento da enurese
    • Subseção 3.12 Evidências da eficácia das abordagens psicossociais no tratamento das doenças crônicas e em adultos mais velhos institucionalizados
    • Capítulo 38. Evidências da eficácia das abordagens psicossociais no tratamento das doenças crônicas
    • Capítulo 39. Evidências de efetividade de intervenções psicossociais em adultos mais velhos institucionalizados
    • Subseção 3.13 Evidências da eficácia das abordagens on-line no tratamento dos transtornos mentais
    • Capítulo 40. Eficácia de intervenções psicológicas e psicossociais mediadas. por tecnologia de informação e comunicação
    • Índice remissivo.
    • Prefácio institucional Prefácio científico Prefácio acadêmico Prefácio Apresentação Conteúdo complementar A pirâmide das evidências e o sistema Grade (grading of recommendations, assessment, development, and evaluations) na Psicologia Seção I - Aspectos conceituais e históricos da prática da psicologia baseada em evidências no Brasil e no mundo Capítulo 1. A prática da Psicologia baseada em evidências: passado, presente e futuro Capítulo 2. História da Psicologia científica no Brasil: institucionalização, crise e dispersão Capítulo 3. História do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e a primeira disciplina sobre prática da Psicologia baseada em evidências no Brasil Capítulo 4. Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências. Capítulo 5. A Cochrane e as revisões sistemáticas e metanálises na saúde mental Capítulo 6. Políticas públicas informadas por evidências para a tomada de decisões efetivas: o papel da Psicologia Capítulo 7. Necessidade da implementação da saúde mental baseada em evidências nas instituições de custódia brasileiras. Seção II - Fundamentos metodológicos Capítulo 8. Tipos de perguntas de pesquisa na saúde mental Capítulo 9. Como praticar a Psicologia baseada em evidências Capítulo 10. Ensaios clínicos randomizados na Psicologia: relevância e desafios Capítulo 11. Revisões sistemáticas na Psicologia Capítulo 12. Estratégia de busca Capítulo 13. Risco de viés Capítulo 14. Anatomia do florest plot (gráfico floresta): como interpretar um gráfico de metanálise Capítulo 15. Psicometria e os testes diagnósticos na prática baseada em evidências Seção III - Evidências da eficácia, efetividade e segurança das abordagens psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais Subseção 3.1 Tratamento e prevenção de comportamentos autolesivos e suicídio Capítulo 16. Evidências da terapia comportamental dialética Capítulo 17. Evidências na prevenção e no tratamento do suicídio Subseção 3.2 Tratamento dos transtornos de estresse pós-traumático Capítulo 18. Psicoterapias baseadas em evidências aplicadas aos transtornos relacionados a trauma e a estressores Subseção 3.3 Tratamento dos transtornos alimentares Capítulo 19. A efetividade das intervenções psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos alimentares na infância e na adolescência Capítulo 20. Evidências no tratamento da compulsão alimentar Capítulo 21. Evidências de eficácia das abordagens psicossociais no tratamento da bulimia nervosa Subseção 3.4 Tratamento dos transtornos do impulso Capítulo 22. Evidências no tratamento do jogo patológico Capítulo 23. Evidências no tratamento do sexo compulsivo Subseção 3.5 Tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo Capítulo 24. Estratégias mindfulness para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo: uma revisão sistemática Subseção 3.6 Tratamento dos transtornos sexuais Capítulo 25. Disfunção erétil Capítulo 26. Ejaculação precoce Capítulo 27. Vaginismo Subseção 3.7 Evidências para o tratamento dos transtornos de personalidade e outros transtornos mentais Capítulo 28. Terapia do esquema Capítulo 29. Evidências na terapia processual Subseção 3.8 Tratamento dos transtornos de ansiedade Capítulo 30. Evidências na terapia cognitivo-comportamental Capítulo 31. Evidências no tratamento do transtorno do pânico Subseção 3.9 Evidências no tratamento dos transtornos do humor Capítulo 32. Evidências científicas da eficácia de intervenções para prevenir e tratar transtornos depressivos na gestação e período pós-parto Capítulo 33. Evidências da psicoeducação no tratamento dos transtornos depressivos Capítulo 34. Intervenções psicossociais no tratamento dos transtornos depressivos Capítulo 35. Evidências no tratamento do transtorno bipolar0 Subseção 3.10 Tratamento do abuso de álcool e substâncias Capítulo 36. Eficácia das intervenções psicossociais no tratamento do abuso de substâncias Subseção 3.11 Tratamento dos transtornos de eliminação Capítulo 37. Evidências no tratamento da enurese Subseção 3.12 Evidências da eficácia das abordagens psicossociais no tratamento das doenças crônicas e em adultos mais velhos institucionalizados Capítulo 38. Evidências da eficácia das abordagens psicossociais no tratamento das doenças crônicas Capítulo 39. Evidências de efetividade de intervenções psicossociais em adultos mais velhos institucionalizados Subseção 3.13 Evidências da eficácia das abordagens on-line no tratamento dos transtornos mentais Capítulo 40. Eficácia de intervenções psicológicas e psicossociais mediadas. por tecnologia de informação e comunicação Índice remissivo.
    • ISBN
      9788520465851
    • Largura
      17 cm
    • Altura
      24 cm
    • Profundidade (lombada)
      1,81 cm
    • Número de páginas
      472
    • Encadernação
      Brochura
    • Ano de publicação
      2024
    • Tipo de produto
      Livros

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