Por que ler esse e-book?
Nas últimas duas décadas, a educação médica mudou mais do que no século passado inteiro. Novas estratégias foram desenvolvidas para superar as limitações do ensino estritamente teórico e potencializar a aprendizagem em cenários de prática.
Esse conhecimento, no entanto, não estava ao alcance de todos os gestores, supervisores, professores e preceptores que atuam na educação médica brasileira. Residência médica: ensino e avaliação das competências é pioneira na área e trata-se de referência necessária para orientar a transformação da educação médica no país em conformidade com os avanços dessa ciência.
Em um esforço conjunto entre a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Médica Brasileira (AMB), foram compilados temas como: teorias de aprendizagem, formação por competências, capacitação de professores e preceptores e humanização do profissional de saúde.
Além disso, tendo em vista a enorme evolução tecnológica deste período e os recentes acontecimentos decorrentes da covid-19, os autores apresentam estratégias que devem estar no horizonte de todos os envolvidos nos programas de residência médica nos próximos anos, como:
• Ensino e avaliação mediados por tecnologia.
• Telemedicina.
• Diferentes modalidades de simulação adequadas à realidade brasileira.
• Iniciativas em curso nos programas de residência médica do país.