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9786555761160
Saúde LGBTQIA+Práticas de cuidado transdisciplinar 1ª Edição - Impresso
De: R$ 0,00Por: R$ 238,00ou X de
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Especificações
Descrição
Currículo
Editores | Saulo Vito Ciasca, Andrea Hercowitz, Ademir Lopes Junior |
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Sinopse
Sinopse | Este livro procura instrumentalizar os profissionais da saúde com abordagens da população LGBTQIA+, cobrindo desde aspectos específicos da anamnese e exame físico, até cuidados com pessoas que se encontram em condições de maior vulnerabilidade.
O leitor também encontrará uma lista de responsabilidades e competências para cada profissão e especialidade médica relacionadas à saúde das pessoas com diversidade sexual e de gênero, que o auxiliará na sua prática clínica. Este livro é indicado para clínicos gerais, residentes, docentes, profissionais e estudantes de graduação da área da saúde. |
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Sumário
Sumário | Prefácio – Prof. Dr. Mílton de Arruda Martins ........XXVII Prefácio – Maju Giorgi......................................................XXIX Apresentação..................................................................XXXI Glossário....................................................................... XXXIII Seção I – “Nada sobre nós, sem nós” 1 Narrativas de usuários, profissionais e estudantes LGBTQIA+ no sistema de saúde.........1 Seção II – Introdução à sexualidade humana e diversidade 2 Definições da sexualidade humana........................ 12 3 Aspectos históricos da sexualidade humana e desafios para a despatologização....................... 18 4 Determinação e diferenciação biológica do sexo e suas diversidades.................................... 28 5 Desenvolvimento da identidade de gênero..........38 6 Desenvolvimento da orientação afetivo-sexual....44 7 Identidades sexuais e de gênero e suas relações com a cultura................................. 51 8 Vulnerabilidades, interseccionalidades e estresse de minorias ..............................................59 9 Religiões e suas interfaces com a diversidade sexual e de gênero..................................................... 72 Seção III – Políticas de saúde LGBTQIA+ no Brasil 10 Necessidades de saúde: demografia, panorama epidemiológico e barreiras de acesso................... 82 11 Políticas de saúde LGBTQIA+ no Sistema Único de Saúde e na saúde suplementar ........................ 92 12 LGBTQIA+fobia institucional na área da saúde..........................100 13 Processo Transexualizador do SUS.....................107 Seção IV – Ciclo de vida das pessoas LGBTQIA+ 14 Desenvolvimento da infância e da adolescência das pessoas LGBTQIA+........................................113 15 A “saída do armário”................................................121 XXIV SAÚDE LGBTQIA+: PRÁTICAS DE CUIDADO TRANSDISCIPLINAR 16 Transição social de gênero ....................................127 17 Conjugalidade e parentalidade LGBTQIA+.......132 18 Envelhecimento da pessoa LGBTQIA+..............139 Seção V – Abordagem da diversidade sexual e de gênero 19 Acesso e organização dos serviços de saúde ..147 20 Abordagem comunitária e educação em saúde.................157 21 Anamnese e exame físico: comunicação afirmativa.................169 22 Abordagem familiar e psicossocial.......................175 23 Abordagem da violência na prática clínica.........187 24 Psicologia afirmativa e abordagens psicológicas.....................197 Seção VI – Cuidado integral à saúde LGBTQIA+ 25 Mulheres cis lésbicas ..............................................206 26 Homens cis gays ......................................................215 27 Mulheres e homens cis bi e pansexuais..............224 28 Mulheres trans e travestis.......................................229 29 Homens trans ............................................................240 30 Pessoas não binárias...............................................249 31 Pessoas intersexo.....................................................257 32 Pessoas assexuais ..................................................265 33 Abordagem de pessoas LGBTQIA+ em situações específicas de vulnerabilidade ...........270 Secão VII – Saúde sexual e reprodutiva LGBTQIA+ 34 Abordagem da saúde sexual de pessoas LGBTQIA+................292 35 Satisfação e saúde sexual de pessoas cis lésbicas, gays, bissexuais e assexuais..........301 36 Satisfação e saúde sexual de pessoas trans e intersexo.............311 37 Saúde reprodutiva e contracepção......................318 38 Cuidados na prática do sexo anal ........................329 39 Cuidados com acessórios sexuais.......................338 Seção VIII – Atenção a problemas específicos de saúde 40 Prevenção e cuidados das doenças crônicas.. 346 41 Cuidados ginecológicos.........................................357 SUMÁRIO XXV 42 Afecções anorretais não infecciosas...................365 43 Infecção por HIV e sorofobia.................................373 44 Outras infecções sexualmente transmissíveis ...379 45 Síndromes depressivas e ansiosas..................... 390 46 Suicídio e autolesão não suicida ......................... 398 47 Uso, abuso e dependência de substâncias .......405 48 Cuidados com uso da internet e aplicativos......414 49 Problemas associados à imagem corporal.........420 50 Disforia de gênero em crianças, adolescentes e adultos .......426 Seção IX – Modificações corporais 51 Cuidados no processo de transição de gênero..............435 52 Bloqueio puberal e hormonização em adolescentes .........443 53 Hormonização em adultos......................................451 54 Procedimentos cirúrgicos para mulheres trans,travestis e pessoas transfemininas...................... 460 55 Procedimentos cirúrgicos para homens trans e pessoas transmasculinas ................................... 469 56 Acompanhamento multiprofissional das modificações corporais em pessoas trans.........478 Seção X – A diversidade na sociedade 57 Bioética.......................................................................487 58 Direitos da diversidade sexual e de gênero ...... 496 59 Panorama da pesquisa LGBTQIA+.....................507 60 Ensino da saúde de diversidades sexuais..........513 61 Arte, cultura e a representação do universo LGBTQIA+.........520 Seção XI – Papéis, responsabilidades e competências profissionais 62 Papéis, responsabilidades e competências profissionais.......531 Anexo – Redes de assistência, ensino e pesquisa em saúde LGBTQIA+............................557 Índice remissivo............................................................... 562 |
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Especificações
Tipo de produto | Livros |
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ISBN | 9786555761160 |
Peso | 1.340 kg |
Largura | 20,5 cm |
Altura | 27,5 cm |
Profundidade (lombada) | 3,2 cm |
Número de páginas | 604 |
Encadernação | Brochura |
Ano de publicação | 2021 |
Informações do curso
Video | https://vimeo.com/514229056 |
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Sobre o autor
Currículo | Saulo Vito Ciasca – Médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), professor, psicoterapeuta com formação em Psicodrama, Psicoterapia Psicodinâmica Breve e Teatro. Coordenador da Área da Saúde da Aliança Nacional LGBTI+. Coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria pela SANAR. Professor da disciplina de Saúde LGBTQIA+ na graduação em Medicina pela UNINOVE e de cursos de pós-graduação na área de sexualidade no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP), Hospital Pérola Byington, FMABC, UNISAL e IBCMED. Pesquisador e colaborador voluntário do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS) do IPq-HCFMUSP, especializado no cuidado de crianças e adolescentes com vivências de variabilidade de gênero. Membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB. Membro voluntário da ONG Mães pela Diversidade. Membro da World Professional Association for Transgender Health (WPATH). Co-fundador do Cursinho Pré-Vestibular MedEnsina. Andrea Hercowitz - Pediatra e hebiatra pela AMB e SBP. Membro dos Departamentos de Adolescência e de Pediatria Legal da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Médica voluntária no Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho da ONG Mães pela Diversidade – SP. Hebiatra da Casa Viva Clínica de Tratamento de Transtornos Alimentares. Hebiatra do Centro de Especialidades Pediátricas do HIAE. Professora convidada da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Ademir Lopes Junior - Médico de família e comunidade com graduação e residência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenador da Residência de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP. Especialista em Educação de Profissionais da Saúde pela Universidade Federal do Ceará/Programa Faimer Brasil. Co-coordenador do Grupo de Trabalho de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e do GT de Populações (In)visibilizadas da Associação Brasileira de Educação Médica. Médico assistente no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa – FMUSP e Coordenador da Preceptoria Médica para profissionais da Estratégia de Saúde da Família na Associação Saúde da Família. Membro da World Professional Association for Transgender Health. |
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A percepção da carência de literatura científica brasileira e de ensino sobre saúde das pessoas LGBTQIA+ instigou os editores a reunirem profissionais experientes para a criação de uma obra completa, atualizada e contextualizada no cenário da assistência à saúde no país.
Temas tradicionalmente negligenciados na formação e prática dos profissionais de saúde são abordados de forma direta e fundamentados em evidências.
O livro elenca as responsabilidades e competências necessárias para a atuação de cada especialista na prática do dia a dia. É indicado para docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, residentes e profissionais da saúde.
Temas tradicionalmente negligenciados na formação e prática dos profissionais de saúde são abordados de forma direta e fundamentados em evidências.
O livro elenca as responsabilidades e competências necessárias para a atuação de cada especialista na prática do dia a dia. É indicado para docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, residentes e profissionais da saúde.