Compreenda o processo do desenvolvimento infantil e a estruturação do psiquismo, contemplando os distúrbios que podem ocorrer.
Diferenciais
Webconferências ao vivo com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein; Vídeos gravados com os profissionais de referência no assunto; Conteúdo com base nas melhores e mais recentes informações.
Webconferências ao vivo com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein; Vídeos gravados com os profissionais de referência no assunto; Conteúdo com base nas melhores e mais recentes informações.
Objetivos
Promover estudos e discussões sobre o processo do desenvolvimento infantil e do adolescente;
Conhecer os principais transtornos psicoemocionais na infância e adolescência;
Reconhecer fatores que podem interferir no curso esperado do desenvolvimento infantil, acarretando possíveis distúrbios nesta trajetória;
Considerar formas de prevenção de distúrbios psicoemocionais e possibilidades de atuação junto aos pacientes pediátricos com morbidades psiquiátricas já instaladas.
Promover estudos e discussões sobre o processo do desenvolvimento infantil e do adolescente;
Conhecer os principais transtornos psicoemocionais na infância e adolescência;
Reconhecer fatores que podem interferir no curso esperado do desenvolvimento infantil, acarretando possíveis distúrbios nesta trajetória;
Considerar formas de prevenção de distúrbios psicoemocionais e possibilidades de atuação junto aos pacientes pediátricos com morbidades psiquiátricas já instaladas.
Programação
Curso 100% online, composto por uma sequência de objetos educacionais (conteúdo interativo, momento de prática e reflexão, vídeo e material complementar - assíncrono);
4 encontros ao vivo de 1 hora cada, via plataforma zoom – Síncrono;
Atividade avaliativa.
Identificar as características do desenvolvimento físico, cognitivo e psicoemocional de cada fase da infância e da adolescência;
Analisar a interferência dos contextos relacionais da infância com o surgimento de desordens psicoemocionais;
Reconhecer as principais desordens associadas aos transtornos do comportamento;
Descrever as características dos principais transtornos psicossomáticos que acometem crianças e adolescentes;
Identificar os sinais e sintomas relacionados aos transtornos de humor;
Conhecer as particularidades dos transtornos de aprendizagem;
Identificar sinais e sintomas do Transtorno do Espectro Autista;
Diferenciar as características dos Transtornos Esfincterianos da Infância;
Descrever os Transtornos de Ansiedade;
Reconhecer o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Identificar as desordens psicoemocionais mais frequentes em crianças e adolescentes, relacionadas ao contexto em que estão inseridos (escolar e familiar);
Reconhecer as principais necessidades relacionadas a deficiência sensorial e o processo de desenvolvimento;
Compreender os possíveis impactos associados a experiência de adoecimento para criança, adolescente e seus familiares no contexto hospitalar
Carga horária total: 30 horas
Curso 100% online, composto por uma sequência de objetos educacionais (conteúdo interativo, momento de prática e reflexão, vídeo e material complementar - assíncrono);
4 encontros ao vivo de 1 hora cada, via plataforma zoom – Síncrono;
Atividade avaliativa.
Identificar as características do desenvolvimento físico, cognitivo e psicoemocional de cada fase da infância e da adolescência;
Analisar a interferência dos contextos relacionais da infância com o surgimento de desordens psicoemocionais;
Reconhecer as principais desordens associadas aos transtornos do comportamento;
Descrever as características dos principais transtornos psicossomáticos que acometem crianças e adolescentes;
Identificar os sinais e sintomas relacionados aos transtornos de humor;
Conhecer as particularidades dos transtornos de aprendizagem;
Identificar sinais e sintomas do Transtorno do Espectro Autista;
Diferenciar as características dos Transtornos Esfincterianos da Infância;
Descrever os Transtornos de Ansiedade;
Reconhecer o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Identificar as desordens psicoemocionais mais frequentes em crianças e adolescentes, relacionadas ao contexto em que estão inseridos (escolar e familiar);
Reconhecer as principais necessidades relacionadas a deficiência sensorial e o processo de desenvolvimento;
Compreender os possíveis impactos associados a experiência de adoecimento para criança, adolescente e seus familiares no contexto hospitalar
Carga horária total: 30 horas
Público-alvo
Médico
Médico
Confira também:
Transtornos Psicoemocionais na Infância e Adolescência