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LivrosFonoaudiologiaFonoaudiologiaTratado de Fonoaudiologia - 3ª Edição

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Livros | Fonoaudiologia | Fonoaudiologia

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Tratado de Fonoaudiologia - 3ª Edição

Referência: 9788520463741
  • Editores: : Leonardo Lopes, Ana Paula Lefèvre Machado , Cíntia Alves Salgado Azoni, Juliana Ferreira Benatti, Rosane Sampaio Santos, Vanessa Veis Ribeiro, Giorvan Ânderson dos Santos Alves e Leandro de Araújo Pernambuco
  • Referência fundamental na Fonoaudiologia, escrita por autores renomados e organizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, reúne em um único produto os fundamentos e temas mais relevantes da área em uma abordagem contemporânea, considerando a pluralidade das áreas de atuação da profissão.
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    Por que ler esse livro?
    A terceira edição do Tratado de Fonoaudiologia conta com 127 capítulos, divididos em 10 seções: Fundamentos de Ensino, Pesquisa e Prática Assistencial, Audição e Equilíbrio, Disfagia, Fala, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial, Perícia Fonoaudiológica, Saúde Coletiva e Voz. Assim, reúne em uma única fonte os fundamentos e os temas mais relevantes da Fonoaudiologia em uma abordagem contemporânea, considerando a pluralidade das áreas de atuação da profissão, com capítulos escritos por profissionais renomados e reconhecidos nas suas respectivas áreas. Além disso, apresenta uma plataforma digital que inclui conteúdos complementares com arquivos de áudio e vídeo, além de capítulos exclusivos, maximizando a experiência de aprendizado. Organizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), trata-se de obra fundamental para profissionais e estudantes de Fonoaudiologia.
    • Leonardo Lopes: Fonoaudiólogo. Especialização em Voz pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutor em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Professor Permanente do Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia da UFPB/ UFRN/UNCISAL. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde da UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) (2020-2024). Mérito Fonoaudiológico outorgado pela SBFa em 2023.
    • Ana Paula Lefèvre Machado: Mestre pela Universidade Guarulhos. Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Diretora da Escola Nacional de Saúde Integrada (ENSI). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Integrada (GEPENSI).
    • Cíntia Alves Salgado Azoni: Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo (USP) Bauru. Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente de Pós-graduação em Fonoaudiologia – PPGFON UFPB/UFRN/UNCISAL.
    • Juliana Ferreira Benatti: Fonoaudióloga Clínica e Voz Profissional. Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Coach Vocal pelo Centro de Estudos da Voz (CEV). Mestranda em Distúrbios Humanos da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). II Secretária da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) – Gestão 2023-2025. Membro da Diretoria do Capítulo Brasileiro da The Voice Foundation.
    • Rosane Sampaio Santos: Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutora em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
    • Vanessa Veis Ribeiro: Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) e pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
    • Giorvan Ânderson dos Santos Alves: Mestre e Doutor em Linguística e Pós-doc em Fotobiomodulação nas Disfunções Temporomandibulares pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Fonoaudiologia e Linguística da UFPB. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) (2023-2025), Vice-líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO).
    • Leandro de Araújo Pernambuco: Fonoaudiólogo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciências da Saúde pela UFPE. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. Professor Colaborador do Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB-UFRN-UNCISAL) e do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPgMDS/UFPB).
    • Leonardo Lopes: Fonoaudiólogo. Especialização em Voz pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutor em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Professor Permanente do Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia da UFPB/ UFRN/UNCISAL. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde da UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) (2020-2024). Mérito Fonoaudiológico outorgado pela SBFa em 2023. Ana Paula Lefèvre Machado: Mestre pela Universidade Guarulhos. Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Diretora da Escola Nacional de Saúde Integrada (ENSI). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Integrada (GEPENSI). Cíntia Alves Salgado Azoni: Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo (USP) Bauru. Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente de Pós-graduação em Fonoaudiologia – PPGFON UFPB/UFRN/UNCISAL. Juliana Ferreira Benatti: Fonoaudióloga Clínica e Voz Profissional. Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Coach Vocal pelo Centro de Estudos da Voz (CEV). Mestranda em Distúrbios Humanos da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). II Secretária da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) – Gestão 2023-2025. Membro da Diretoria do Capítulo Brasileiro da The Voice Foundation. Rosane Sampaio Santos: Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutora em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vanessa Veis Ribeiro: Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) e pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Giorvan Ânderson dos Santos Alves: Mestre e Doutor em Linguística e Pós-doc em Fotobiomodulação nas Disfunções Temporomandibulares pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Fonoaudiologia e Linguística da UFPB. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) (2023-2025), Vice-líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO). Leandro de Araújo Pernambuco: Fonoaudiólogo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciências da Saúde pela UFPE. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. Professor Colaborador do Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB-UFRN-UNCISAL) e do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPgMDS/UFPB).
    • Leonardo Lopes, Ana Paula Lefèvre Machado , Cíntia Alves Salgado Azoni, Juliana Ferreira Benatti, Rosane Sampaio Santos, Vanessa Veis Ribeiro, Giorvan Ânderson dos Santos Alves e Leandro de Araújo Pernambuco
    • Leonardo Lopes, Ana Paula Lefèvre Machado , Cíntia Alves Salgado Azoni, Juliana Ferreira Benatti, Rosane Sampaio Santos, Vanessa Veis Ribeiro, Giorvan Ânderson dos Santos Alves e Leandro de Araújo Pernambuco
    • Estudantes de Fonoaudiologia, pesquisadores, fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins
    • Estudantes de Fonoaudiologia, pesquisadores, fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins
    • Seção 1: Fundamentos de Ensino, Pesquisa e Prática Assistencial
    • 1. Desenhos de pesquisa em Fonoaudiologia
    • 2. Tradução e adaptação transcultural, construção e validação de instrumentos de avaliação em Fonoaudiologia
    • 3. Resgate histórico do Título de Especialista em Fonoaudiologia
    • 4. Papel da residência para a formação do fonoaudiólogo
    • 5. Percurso histórico da pós-graduação stricto sensu em Fonoaudiologia no Brasil
    • 6. Competências e habilidades no processo formativo em Fonoaudiologia
    • Seção 2: Audição e Equilíbrio
    • 7. Programa de identificação, diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida
    • 8. Aplicabilidade do ruído na avaliação da audição
    • 9. Procedimentos fisiológicos na avaliação da audição
    • 10. Processamento auditivo central: do diagnóstico à intervenção
    • 11. Reabilitação auditiva nas perdas auditivas leves, assimétricas e unilaterais
    • 12. Promoção em saúde auditiva do trabalhador: da atenção primária ao ambiente de trabalho
    • 13. Boas práticas na indicação e adaptação pediátrica de aparelhos de amplificação sonora individual
    • 14. Boas práticas na indicação e adaptação dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora no adulto/idoso
    • 15. Boas práticas na indicação e adaptação da prótese ancorada no osso
    • 16. Boas práticas na indicação e acompanhamento do implante coclear
    • 17. Fundamentos do processo terapêutico na deficiência auditiva
    • 18. Teleaudiologia: da identificação até a reabilitação
    • 19. Audição no ambiente escolar
    • 20. Avaliação clínica e funcional do equilíbrio corporal
    • 21. Avaliação instrumental do equilíbrio corporal
    • 22. Avaliação do equilíbrio corporal na criança
    • 23. Potencial evocado miogênico vestibular (cervical, ocular e galvânico)
    • 24. Manobras de diagnóstico e intervenção na VPPB
    • 25. A tecnologia na reabilitação vestibular
    • 26. Condições do equilíbrio e o envelhecimento
    • Capítulo Digital 1. Intervenção fonoaudiológica em casos de zumbido
    • Capítulo Digital 2. Aplicação da eletrofisiologia no diagnóstico audiológico
    • Seção 3: Disfagia
    • 27. Protocolo de broncoaspiração e de rastreamento em disfagia orofaríngea
    • 28. Atualidades na avaliação clínica da deglutição
    • 29. Interpretação dos achados nos exames complementares – videofluoroscopia (VF) e videoendoscospia da deglutição (VED)
    • 30. Princípios da neuroplasticidade e aprendizado motor na reabilitação das disfagias orofaríngeas
    • 31. Recursos tecnológicos no manejo da disfagia orofaríngea
    • 32. Atualidades da intervenção na deglutição do idoso saudável
    • 33. Intervenção Fonoaudiológica Em Pacientes Submetidos à Radioterapia
    • 34. Drenagem linfática na reabilitação da disfagia orofaríngea mecânica
    • 35. Reabilitação das disfagias orofaríngeas nas doenças neurogênicas
    • 36. Fadiga como um marcador clínico no manejo da disfagia orofaríngea neurogênica
    • 37. Desafios na atuação fonoaudiológica na disfagia orofaríngea neonatal
    • 38. Definição de objetivos, estratégias e limite terapêutico em disfagia pediátrica
    • Capítulo Digital 1. Quando indicar e retirar uma via alternativa de alimentação?
    • Capítulo Digital 2. Interface entre distúrbio alimentar pediátrico (DAP) e disfagia: como intervir?
    • Seção 4: Fala
    • 39. A fala e suas interfaces
    • 40. A fala ao longo da vida
    • 41. A fala e os transtornos na criança e no adolescente
    • 42. A fala e os transtornos motores no adulto e idoso
    • 43. Avaliação dos transtornos de fala na criança e adolescente
    • 44. Avaliação dos Transtornos Motores de Fala no adulto e idoso
    • 45. Intervenção dos transtornos de fala na criança e adolescente
    • 46. Intervenção dos transtornos motores de fala no adulto e idoso
    • Capítulo Digital 1. Prosódia: da descrição à avaliação
    • Capítulo Digital 2. Neuromodulação nos transtornos de fala
    • Seção 5: Fonoaudiologia Educacional
    • 47. Reciclagem neuronal e alfabetização: subsídios teóricos para atuação do fonoaudiólogo educacional
    • 48. Instrumentos de rastreio e o monitoramento do desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil
    • 49. Problemas de aprendizagem decorrentes de linguagem: o monitoramento de progresso do escolar entre os ciclos educacionais
    • 50. Habilidades auditivas e visuais como habilidades subjacentes para a aprendizagem acadêmica
    • 51. Olhar do fonoaudiólogo educacional para o material didático: a importância da análise de tarefas de leitura
    • 52. Erros ortográficos ou processo de aquisição da escrita ortográfica? Desafios do fonoaudiólogo educacional na orientação escolar
    • 53. Língua de herança e atuação do fonoaudiólogo educacional
    • 54. Fonoaudiologia Educacional na educação de jovens e adultos e no Ensino Superior
    • Capítulo Digital 1. Contribuição da Fonoaudiologia Educacional para a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI)
    • Capítulo Digital 2. Educação Inclusiva: da Educação Básica à Superior com enfoque da Fonoaudiologia Educacional
    • Seção 6: Linguagem
    • 55. Transtornos da Linguagem Oral associados a questões biomédicas e aos Transtornos do Neurodesenvolvimento
    • 56. Transtorno do Espectro Autista: caracterização e intervenção
    • 57. Transtornos da Linguagem Escrita: caracterização e diagnóstico diferencial
    • 58. Fonoaudiologia Bilíngue (Libras/Português): trajetórias, memórias e perspectivas
    • 59. Direitos e vulnerabilidade linguística da pessoa surda e a atuação do fonoaudiólogo bilíngue
    • 60. Pluralidade Surda e Fonoaudiologia Bilíngue
    • 61. Gagueira e Transtornos dos Sons da Fala: por onde começar?
    • 62. Bilinguismo e fluência: perspectivas para prática clínica
    • 63. Habilidades e competências do fonoaudiólogo que atende pessoas que gaguejam
    • 64. Atuação fonoaudiológica nas afasias
    • 65. Atuação fonoaudiológica nas demências: da avaliação à reabilitação da linguagem e comunicação
    • 66. Uso de tecnologias na atuação fonoaudiológica em linguagem com pessoas adultas e idosas
    • 67. Critérios de avaliação e indicação de Comunicação Aumentativa e Alternativa para pessoas com necessidades complexas de comunicação
    • 68. Parceiros de comunicação e os avanços na implementação e desenvolvimento da Comunicação Aumentativa e Alternativa
    • 69. A Comunicação Aumentativa e Alternativa e a intervenção de linguagem nos transtornos neurológicos adquiridos
    • Capítulo Digital 1. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em suas modalidades oral e escrita
    • Capítulo Digital 2. Intervenção fonoaudiológica nos transtornos da linguagem oral e escrita na infância
    • Seção 7: Motricidade Orofacial
    • 70. Raciocínio clínico, tomada de decisão e adesão terapêutica em Motricidade Orofacial
    • 71. Fisiologia do exercício em Motricidade Orofacial
    • 72. Funções orofaciais do recém-nascido a termo- desenvolvimento, avaliação e tratamento
    • 73. Distúrbio alimentar pediátrico: sinais de alerta, avaliação e conduta fonoaudiológica
    • 74. Distúrbios Miofuncionais Orofaciais em pacientes ortodônticos: diagnóstico e tratamento
    • 75. Caracterização, avaliação e tratamento das alterações de fala de origem musculoesquelética
    • 76. Intervenção fonoaudiológica nas Disfunções Temporomandibulares: diagnóstico funcional e conduta terapêutica
    • 77. Atuação fonoaudiológica em cirurgia ortognática e demais traumas de face
    • 78. Abordagem fonoaudiológica nos distúrbios respiratórios do sono: diagnóstico funcional e conduta terapêutica
    • 79. Fonoterapia em pacientes com paralisia facial
    • 80. Estética facial em Motricidade Orofacial
    • 81. Tecnologia e inovação em Motricidade Orofacial
    • Capítulo Digital 1. Atuação fonoaudiológica em queimados de cabeça e pescoço e em fraturas faciais
    • Capítulo Digital 2. Atuação da Motricidade Orofacial nas Anomalias Craniofaciais
    • Seção 8: Perícia Fonoaudiológica
    • 82. Perícia Fonoaudiológica
    • 83. Admissibilidade de amostras forenses
    • 84. Perícia de voz
    • 85. Perícia de Face
    • 86. Grafoscopia
    • 87. Atuação fonoaudiológica na Perícia Trabalhista
    • Seção 9: Saúde Coletiva
    • 88. As potencialidades da Fonoaudiologia na Atenção Primária
    • 89. Redes temáticas e regionalizadas de saúde: contribuição da Fonoaudiologia
    • 90. A pluralidade da atuação fonoaudiológica na diversidade e inclusão
    • 91. O cuidado da pessoa com deficiência na perspectiva biopsicossocial
    • 92. A Fonoaudiologia e a longitudinalidade do cuidado
    • 93. Fonoaudiologia na atenção hospitalar e articulações em rede: reflexões e proposições acerca deste saber-fazer
    • 94. A Fonoaudiologia e os impactos do cenário pandêmico de covid-19: implicações para a atenção psicossocial, para o cuidado terapêutico e para quem cuida
    • 95. A Epidemiologia e Vigilância em Saúde na estruturação do cuidado
    • 96. Educação na saúde: o papel do SUS na formação profissional
    • 97. Vulnerabilidade social e interseccionalidade: promovendo reflexões no contexto da Fonoaudiologia
    • 98. A Fonoaudiologia no contexto do SUS: comunicação como pilar na gestão em saúde coletiva
    • 99. Fonoaudiologia na participação e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS): desvendando fronteiras e fortalecendo vozes
    • Capítulo Digital 1. A Fonoaudiologia no contexto da saúde integrativa
    • Capítulo Digital 2. O trabalho em equipe no SUS: desafios e possibilidades para o fonoaudiólogo
    • Seção 10: Voz
    • 100. Fisiologia vocal: perspectivas atuais à luz da fisiologia do exercício
    • 101. A voz e seus distúrbios nos diferentes ciclos de vida
    • 102. Classificação dos distúrbios de voz: perspectivas contemporâneas
    • 103. Gênero diverso: estratégias na clínica vocal
    • 104. Protocolos de autoavaliação vocal: fundamentos e atualidades
    • 105. Análise acústica na clínica vocal: fundamentos e atualidades 106. Plano terapêutico em voz a partir do modelo SETR
    • 107. Atuação fonoaudiológica nas disfonias neurológicas
    • 108. Avaliação vocal em Fononcologia
    • 109. Reabilitação da voz e comunicação oral em Fononcologia
    • 110. Atuação fonoaudiológica em cantores de alta performance
    • 111. Atuação fonoaudiológica no distúrbio de voz relacionado ao trabalho
    • Capítulo Digital 1. Comunicação e expressividade: fundamentos e atualidades
    • Capítulo Digital 2. Comunicação em Oncologia: do olhar profissional até a reabilitação do paciente
    • Seção 1: Fundamentos de Ensino, Pesquisa e Prática Assistencial 1. Desenhos de pesquisa em Fonoaudiologia 2. Tradução e adaptação transcultural, construção e validação de instrumentos de avaliação em Fonoaudiologia 3. Resgate histórico do Título de Especialista em Fonoaudiologia 4. Papel da residência para a formação do fonoaudiólogo 5. Percurso histórico da pós-graduação stricto sensu em Fonoaudiologia no Brasil 6. Competências e habilidades no processo formativo em Fonoaudiologia Seção 2: Audição e Equilíbrio 7. Programa de identificação, diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida 8. Aplicabilidade do ruído na avaliação da audição 9. Procedimentos fisiológicos na avaliação da audição 10. Processamento auditivo central: do diagnóstico à intervenção 11. Reabilitação auditiva nas perdas auditivas leves, assimétricas e unilaterais 12. Promoção em saúde auditiva do trabalhador: da atenção primária ao ambiente de trabalho 13. Boas práticas na indicação e adaptação pediátrica de aparelhos de amplificação sonora individual 14. Boas práticas na indicação e adaptação dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora no adulto/idoso 15. Boas práticas na indicação e adaptação da prótese ancorada no osso 16. Boas práticas na indicação e acompanhamento do implante coclear 17. Fundamentos do processo terapêutico na deficiência auditiva 18. Teleaudiologia: da identificação até a reabilitação 19. Audição no ambiente escolar 20. Avaliação clínica e funcional do equilíbrio corporal 21. Avaliação instrumental do equilíbrio corporal 22. Avaliação do equilíbrio corporal na criança 23. Potencial evocado miogênico vestibular (cervical, ocular e galvânico) 24. Manobras de diagnóstico e intervenção na VPPB 25. A tecnologia na reabilitação vestibular 26. Condições do equilíbrio e o envelhecimento Capítulo Digital 1. Intervenção fonoaudiológica em casos de zumbido Capítulo Digital 2. Aplicação da eletrofisiologia no diagnóstico audiológico Seção 3: Disfagia 27. Protocolo de broncoaspiração e de rastreamento em disfagia orofaríngea 28. Atualidades na avaliação clínica da deglutição 29. Interpretação dos achados nos exames complementares – videofluoroscopia (VF) e videoendoscospia da deglutição (VED) 30. Princípios da neuroplasticidade e aprendizado motor na reabilitação das disfagias orofaríngeas 31. Recursos tecnológicos no manejo da disfagia orofaríngea 32. Atualidades da intervenção na deglutição do idoso saudável 33. Intervenção Fonoaudiológica Em Pacientes Submetidos à Radioterapia 34. Drenagem linfática na reabilitação da disfagia orofaríngea mecânica 35. Reabilitação das disfagias orofaríngeas nas doenças neurogênicas 36. Fadiga como um marcador clínico no manejo da disfagia orofaríngea neurogênica 37. Desafios na atuação fonoaudiológica na disfagia orofaríngea neonatal 38. Definição de objetivos, estratégias e limite terapêutico em disfagia pediátrica Capítulo Digital 1. Quando indicar e retirar uma via alternativa de alimentação? Capítulo Digital 2. Interface entre distúrbio alimentar pediátrico (DAP) e disfagia: como intervir? Seção 4: Fala 39. A fala e suas interfaces 40. A fala ao longo da vida 41. A fala e os transtornos na criança e no adolescente 42. A fala e os transtornos motores no adulto e idoso 43. Avaliação dos transtornos de fala na criança e adolescente 44. Avaliação dos Transtornos Motores de Fala no adulto e idoso 45. Intervenção dos transtornos de fala na criança e adolescente 46. Intervenção dos transtornos motores de fala no adulto e idoso Capítulo Digital 1. Prosódia: da descrição à avaliação Capítulo Digital 2. Neuromodulação nos transtornos de fala Seção 5: Fonoaudiologia Educacional 47. Reciclagem neuronal e alfabetização: subsídios teóricos para atuação do fonoaudiólogo educacional 48. Instrumentos de rastreio e o monitoramento do desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil 49. Problemas de aprendizagem decorrentes de linguagem: o monitoramento de progresso do escolar entre os ciclos educacionais 50. Habilidades auditivas e visuais como habilidades subjacentes para a aprendizagem acadêmica 51. Olhar do fonoaudiólogo educacional para o material didático: a importância da análise de tarefas de leitura 52. Erros ortográficos ou processo de aquisição da escrita ortográfica? Desafios do fonoaudiólogo educacional na orientação escolar 53. Língua de herança e atuação do fonoaudiólogo educacional 54. Fonoaudiologia Educacional na educação de jovens e adultos e no Ensino Superior Capítulo Digital 1. Contribuição da Fonoaudiologia Educacional para a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) Capítulo Digital 2. Educação Inclusiva: da Educação Básica à Superior com enfoque da Fonoaudiologia Educacional Seção 6: Linguagem 55. Transtornos da Linguagem Oral associados a questões biomédicas e aos Transtornos do Neurodesenvolvimento 56. Transtorno do Espectro Autista: caracterização e intervenção 57. Transtornos da Linguagem Escrita: caracterização e diagnóstico diferencial 58. Fonoaudiologia Bilíngue (Libras/Português): trajetórias, memórias e perspectivas 59. Direitos e vulnerabilidade linguística da pessoa surda e a atuação do fonoaudiólogo bilíngue 60. Pluralidade Surda e Fonoaudiologia Bilíngue 61. Gagueira e Transtornos dos Sons da Fala: por onde começar? 62. Bilinguismo e fluência: perspectivas para prática clínica 63. Habilidades e competências do fonoaudiólogo que atende pessoas que gaguejam 64. Atuação fonoaudiológica nas afasias 65. Atuação fonoaudiológica nas demências: da avaliação à reabilitação da linguagem e comunicação 66. Uso de tecnologias na atuação fonoaudiológica em linguagem com pessoas adultas e idosas 67. Critérios de avaliação e indicação de Comunicação Aumentativa e Alternativa para pessoas com necessidades complexas de comunicação 68. Parceiros de comunicação e os avanços na implementação e desenvolvimento da Comunicação Aumentativa e Alternativa 69. A Comunicação Aumentativa e Alternativa e a intervenção de linguagem nos transtornos neurológicos adquiridos Capítulo Digital 1. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em suas modalidades oral e escrita Capítulo Digital 2. Intervenção fonoaudiológica nos transtornos da linguagem oral e escrita na infância Seção 7: Motricidade Orofacial 70. Raciocínio clínico, tomada de decisão e adesão terapêutica em Motricidade Orofacial 71. Fisiologia do exercício em Motricidade Orofacial 72. Funções orofaciais do recém-nascido a termo- desenvolvimento, avaliação e tratamento 73. Distúrbio alimentar pediátrico: sinais de alerta, avaliação e conduta fonoaudiológica 74. Distúrbios Miofuncionais Orofaciais em pacientes ortodônticos: diagnóstico e tratamento 75. Caracterização, avaliação e tratamento das alterações de fala de origem musculoesquelética 76. Intervenção fonoaudiológica nas Disfunções Temporomandibulares: diagnóstico funcional e conduta terapêutica 77. Atuação fonoaudiológica em cirurgia ortognática e demais traumas de face 78. Abordagem fonoaudiológica nos distúrbios respiratórios do sono: diagnóstico funcional e conduta terapêutica 79. Fonoterapia em pacientes com paralisia facial 80. Estética facial em Motricidade Orofacial 81. Tecnologia e inovação em Motricidade Orofacial Capítulo Digital 1. Atuação fonoaudiológica em queimados de cabeça e pescoço e em fraturas faciais Capítulo Digital 2. Atuação da Motricidade Orofacial nas Anomalias Craniofaciais Seção 8: Perícia Fonoaudiológica 82. Perícia Fonoaudiológica 83. Admissibilidade de amostras forenses 84. Perícia de voz 85. Perícia de Face 86. Grafoscopia 87. Atuação fonoaudiológica na Perícia Trabalhista Seção 9: Saúde Coletiva 88. As potencialidades da Fonoaudiologia na Atenção Primária 89. Redes temáticas e regionalizadas de saúde: contribuição da Fonoaudiologia 90. A pluralidade da atuação fonoaudiológica na diversidade e inclusão 91. O cuidado da pessoa com deficiência na perspectiva biopsicossocial 92. A Fonoaudiologia e a longitudinalidade do cuidado 93. Fonoaudiologia na atenção hospitalar e articulações em rede: reflexões e proposições acerca deste saber-fazer 94. A Fonoaudiologia e os impactos do cenário pandêmico de covid-19: implicações para a atenção psicossocial, para o cuidado terapêutico e para quem cuida 95. A Epidemiologia e Vigilância em Saúde na estruturação do cuidado 96. Educação na saúde: o papel do SUS na formação profissional 97. Vulnerabilidade social e interseccionalidade: promovendo reflexões no contexto da Fonoaudiologia 98. A Fonoaudiologia no contexto do SUS: comunicação como pilar na gestão em saúde coletiva 99. Fonoaudiologia na participação e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS): desvendando fronteiras e fortalecendo vozes Capítulo Digital 1. A Fonoaudiologia no contexto da saúde integrativa Capítulo Digital 2. O trabalho em equipe no SUS: desafios e possibilidades para o fonoaudiólogo Seção 10: Voz 100. Fisiologia vocal: perspectivas atuais à luz da fisiologia do exercício 101. A voz e seus distúrbios nos diferentes ciclos de vida 102. Classificação dos distúrbios de voz: perspectivas contemporâneas 103. Gênero diverso: estratégias na clínica vocal 104. Protocolos de autoavaliação vocal: fundamentos e atualidades 105. Análise acústica na clínica vocal: fundamentos e atualidades 106. Plano terapêutico em voz a partir do modelo SETR 107. Atuação fonoaudiológica nas disfonias neurológicas 108. Avaliação vocal em Fononcologia 109. Reabilitação da voz e comunicação oral em Fononcologia 110. Atuação fonoaudiológica em cantores de alta performance 111. Atuação fonoaudiológica no distúrbio de voz relacionado ao trabalho Capítulo Digital 1. Comunicação e expressividade: fundamentos e atualidades Capítulo Digital 2. Comunicação em Oncologia: do olhar profissional até a reabilitação do paciente
    • ISBN
      9788520463741
    • Largura
      20,5 cm
    • Altura
      27,5 cm
    • Profundidade (lombada)
      4,81 cm
    • Número de páginas
      896
    • Encadernação
      Capa Dura
    • Ano de publicação
      2024
    • Tipo de produto
      Livros
    Tratado-de-fonoaudiologia---3a-edicao-9788520463741

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