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Cursos na área da saúdeCursos de MedicinaTrilha de Formação Profissional de Desenvolvimento Docente no Ensino em Saúde
Cursos na área da saúde | Cursos de Medicina

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Trilha de Formação Profissional de Desenvolvimento Docente no Ensino em Saúde

Referência: T19096

Variações
EAD | 12 de Agosto de 2025 a 13 de Janeiro de 2026
R$ 2.250,00
Ou 12 x de R$ 187,50
sem juros
Ou R$ 2.250,00 à vista no pix

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Aprimore a sua didática em saúde, integrando neurociência, metodologias ativas e tecnologias educacionais em uma trilha especializada.

    Webconferências ao vivo com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein.;
    Vídeos gravados com os profissionais de referência no assunto.;
    Conteúdo com base nas melhores e mais recentes informações.

    Webconferências ao vivo com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein.;
    Vídeos gravados com os profissionais de referência no assunto.;
    Conteúdo com base nas melhores e mais recentes informações.

    Compreender o significado e a importância das bases teóricas da aprendizagem, assim como dos principais pressupostos teóricos da comunicação aplicados à aprendizagem;

    Reconhecer a importância da aprendizagem significativa e experiencial na aprendizagem em saúde;

    Aplicar princípios das narrativas digitais na construção dos materiais didáticos com enfoque no ensino-aprendizagem em saúde;

    Reconhecer os princípios básicos da neurociência;

    Introduzir os conceitos de neurociência que serão envolvidos no processo educativo do aluno;

    Compreender como o cérebro funciona;

    Gerar conhecimento capaz de embasar as práticas pedagógicas;

    Propor uma visão crítica das potencialidades e limitações da aplicação da NC no âmbito da educação;

    Apresentar o conceito e as dimensões da transformação digital aplicados ao ensino;

    Explorar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem propiciadas pela transformação digital;

    Analisar estratégias de integração das tecnologias emergentes na educação;

    Avaliar o uso das metodologias ágeis e imersivas na docência em saúde;

    Demonstrar os fundamentos da Inteligência Artificial e suas aplicações na educação;

    Desenvolver estratégias inovadoras para a integração de ferramentas de Inteligência Artificial generativa na prática pedagógica, promovendo ambientes de aprendizagem personalizados e interativos;

    Analisar as implicações éticas e os desafios do uso da Inteligência Artificial na educação;

    Apresentar o conceito de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA);

    Discutir os diferentes tipos de Learning Management Systems (LMS) e Learning Experience Platform (LXP);

    Avaliar as funcionalidades dos Learning Management Systems (LMS) para atender às necessidades educacionais atuais.

    Compreender o significado e a importância das bases teóricas da aprendizagem, assim como dos principais pressupostos teóricos da comunicação aplicados à aprendizagem;

    Reconhecer a importância da aprendizagem significativa e experiencial na aprendizagem em saúde;

    Aplicar princípios das narrativas digitais na construção dos materiais didáticos com enfoque no ensino-aprendizagem em saúde;

    Reconhecer os princípios básicos da neurociência;

    Introduzir os conceitos de neurociência que serão envolvidos no processo educativo do aluno;

    Compreender como o cérebro funciona;

    Gerar conhecimento capaz de embasar as práticas pedagógicas;

    Propor uma visão crítica das potencialidades e limitações da aplicação da NC no âmbito da educação;

    Apresentar o conceito e as dimensões da transformação digital aplicados ao ensino;

    Explorar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem propiciadas pela transformação digital;

    Analisar estratégias de integração das tecnologias emergentes na educação;

    Avaliar o uso das metodologias ágeis e imersivas na docência em saúde;

    Demonstrar os fundamentos da Inteligência Artificial e suas aplicações na educação;

    Desenvolver estratégias inovadoras para a integração de ferramentas de Inteligência Artificial generativa na prática pedagógica, promovendo ambientes de aprendizagem personalizados e interativos;

    Analisar as implicações éticas e os desafios do uso da Inteligência Artificial na educação;

    Apresentar o conceito de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA);

    Discutir os diferentes tipos de Learning Management Systems (LMS) e Learning Experience Platform (LXP);

    Avaliar as funcionalidades dos Learning Management Systems (LMS) para atender às necessidades educacionais atuais.

    • Curso 100% online, composto por uma sequência de objetos educacionais (conteúdo interativo, momento de prática e reflexão, vídeo e material complementar - assíncrono);
    • 4 encontros ao vivo de 1 hora por curso, via plataforma zoom - Síncrono;
    • Atividade avaliativa.
    Período:

    12 de agosto a 16 de setembro de 2025

    Curso 1:

    Este conteúdo abordará a reflexão sobre a aplicabilidade das teorias de aprendizagem. Introdução às teorias psicogenéticas. Conceito e aplicabilidade da aprendizagem significativa e experiencial no ensino em saúde. Teorias da comunicação aplicadas no ensino digital.

    Unidade 1. Teorias Psicogenéticas
    • Teorias de aprendizagem.
    • Piaget no ensino em saúde.
    • Lev Vygotsky no ensino em saúde.
    • Henri Wallon no ensino em saúde.
    Unidade 2. Aprendizagem Significativa e Experiencial
    • Aprendizagem significativa de Ausubel
    • Aprendizagem experiencial: aprender fazendo.
    • Ciclo de aprendizagem experiencial.
    Unidade 3. Teorias da Comunicação
    • Conectivismo e aprendizagem em rede.
    • Teoria da distância transacional: Moore.
    • Inteligência coletiva e Pierre Lévy.
    Unidade 4. Estilo de Aprendizagem
    • Teorias de estilos de aprendizagem.
    • Aplicação da estratégia no dia a dia.
    • Ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz.
    • O papel do facilitador.
    Período:

    11 de novembro a 16 de dezembro de 2025

    Curso 2:

    Este conteúdo abordará o estudo da importância da compreensão dos princípios básicos da Neurociência e sua influência na aprendizagem, memória e atenção e como o cérebro aprende.

    Unidade 1. Princípios básicos da Neurociência
    • Neurociência – definição e uma breve história.
    • Princípios gerais da anatomia e funcionamento do Sistema Nervoso.
    • Introdução à neuroeducação e à aprendizagem.
    Unidade 2. Atenção, Memória, Emoções e Funções Executivas
    • Memória de curto e longo prazo.
    • Atenção.
    • Emoções.
    • Funções executivas.
    Unidade 3. Como o Cérebro Aprende
    • Neuroplasticidade.
    • Processos de aprendizagem.
    • Introdução a andragogia.
    Unidade 4. Inteligência e Dificuldade de Aprendizagem
    • Histórico e definição de Inteligência.
    • Tipos de inteligência.
    • Testes de inteligência.
    • Neurobiologia das Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
    Período:

    09 de dezembro de 2025 a 13 de janeiro de 2026

    Curso 3:

    Este conteúdo abordará sobre a instrumentalização para o planejamento, desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais e inovação para ampliar suas perspectivas de ensino e aprendizagem. Busca da compreensão de conceitos referente à transformação digital aplicados ao ensino na área da saúde e exploração de estratégias para integrar tecnologias emergentes na educação. Estudo das metodologias ágeis e imersivas no processo de ensino para promoção de uma educação mais dinâmica. Introdução à inteligência artificial (IA) e seus marcos históricos na educação. Análise das potencialidades para integração da IA e seus subcampos, em estratégias de ensino e aprendizagem. Discussão sobre as implicações éticas e desafios da IA na educação. Estudo e comparações das funcionalidades e critérios para a escolha de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Learning Management Systems (LMS) e Learning Experience Platform (LXP). Exploração das capacidades das plataformas contemporâneas e avaliação de como os LMS podem atender às necessidades educacionais atuais e futuras.

    Unidade 1. Transformação Digital do Ensino
    • Fundamentos da transformação digital na educação em saúde.
    • Tecnologias emergentes e seu potencial impacto na prática docente.
    • Ferramentas digitais essenciais.
    • Casos de sucesso de transformação digital no ensino.
    Unidade 2. Metodologias Ágeis e Imersivas
    • Introdução às metodologias ágeis.
    • Scrum e Kanban na educação.
    • Metodologias imersivas na educação.
    • Realidade aumentada e realidade virtual.
    Unidade 3. Inteligência Artificial na Educação
    • Fundamentos e história da inteligência artificial (IA) na educação.
    • Potencialidades da IA na educação.
    • Desafios para integração da IA na educação.
    • Impacto da IA no futuro da educação.
    Unidade 4. Plataformas de Experiência de Aprendizagem (LXP) na Ensino em Saúde
    • Evolução dos ambientes digitais de aprendizagem: AVA, LMS e LXP.
    • Aplicações e funcionalidades essenciais das LXPs na educação em saúde.
    • Integração de Inteligência Artificial em LXPs para educação médica.
    • Desafios e perspectivas futuras das LXPs na formação de profissionais de saúde.

    Carga horária total: 90h
    • Curso 100% online, composto por uma sequência de objetos educacionais (conteúdo interativo, momento de prática e reflexão, vídeo e material complementar - assíncrono);
    • 4 encontros ao vivo de 1 hora por curso, via plataforma zoom - Síncrono;
    • Atividade avaliativa.
    Período:

    12 de agosto a 16 de setembro de 2025

    Curso 1:

    Este conteúdo abordará a reflexão sobre a aplicabilidade das teorias de aprendizagem. Introdução às teorias psicogenéticas. Conceito e aplicabilidade da aprendizagem significativa e experiencial no ensino em saúde. Teorias da comunicação aplicadas no ensino digital.

    Unidade 1. Teorias Psicogenéticas
    • Teorias de aprendizagem.
    • Piaget no ensino em saúde.
    • Lev Vygotsky no ensino em saúde.
    • Henri Wallon no ensino em saúde.
    Unidade 2. Aprendizagem Significativa e Experiencial
    • Aprendizagem significativa de Ausubel
    • Aprendizagem experiencial: aprender fazendo.
    • Ciclo de aprendizagem experiencial.
    Unidade 3. Teorias da Comunicação
    • Conectivismo e aprendizagem em rede.
    • Teoria da distância transacional: Moore.
    • Inteligência coletiva e Pierre Lévy.
    Unidade 4. Estilo de Aprendizagem
    • Teorias de estilos de aprendizagem.
    • Aplicação da estratégia no dia a dia.
    • Ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz.
    • O papel do facilitador.
    Período:

    11 de novembro a 16 de dezembro de 2025

    Curso 2:

    Este conteúdo abordará o estudo da importância da compreensão dos princípios básicos da Neurociência e sua influência na aprendizagem, memória e atenção e como o cérebro aprende.

    Unidade 1. Princípios básicos da Neurociência
    • Neurociência – definição e uma breve história.
    • Princípios gerais da anatomia e funcionamento do Sistema Nervoso.
    • Introdução à neuroeducação e à aprendizagem.
    Unidade 2. Atenção, Memória, Emoções e Funções Executivas
    • Memória de curto e longo prazo.
    • Atenção.
    • Emoções.
    • Funções executivas.
    Unidade 3. Como o Cérebro Aprende
    • Neuroplasticidade.
    • Processos de aprendizagem.
    • Introdução a andragogia.
    Unidade 4. Inteligência e Dificuldade de Aprendizagem
    • Histórico e definição de Inteligência.
    • Tipos de inteligência.
    • Testes de inteligência.
    • Neurobiologia das Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
    Período:

    09 de dezembro de 2025 a 13 de janeiro de 2026

    Curso 3:

    Este conteúdo abordará sobre a instrumentalização para o planejamento, desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais e inovação para ampliar suas perspectivas de ensino e aprendizagem. Busca da compreensão de conceitos referente à transformação digital aplicados ao ensino na área da saúde e exploração de estratégias para integrar tecnologias emergentes na educação. Estudo das metodologias ágeis e imersivas no processo de ensino para promoção de uma educação mais dinâmica. Introdução à inteligência artificial (IA) e seus marcos históricos na educação. Análise das potencialidades para integração da IA e seus subcampos, em estratégias de ensino e aprendizagem. Discussão sobre as implicações éticas e desafios da IA na educação. Estudo e comparações das funcionalidades e critérios para a escolha de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Learning Management Systems (LMS) e Learning Experience Platform (LXP). Exploração das capacidades das plataformas contemporâneas e avaliação de como os LMS podem atender às necessidades educacionais atuais e futuras.

    Unidade 1. Transformação Digital do Ensino
    • Fundamentos da transformação digital na educação em saúde.
    • Tecnologias emergentes e seu potencial impacto na prática docente.
    • Ferramentas digitais essenciais.
    • Casos de sucesso de transformação digital no ensino.
    Unidade 2. Metodologias Ágeis e Imersivas
    • Introdução às metodologias ágeis.
    • Scrum e Kanban na educação.
    • Metodologias imersivas na educação.
    • Realidade aumentada e realidade virtual.
    Unidade 3. Inteligência Artificial na Educação
    • Fundamentos e história da inteligência artificial (IA) na educação.
    • Potencialidades da IA na educação.
    • Desafios para integração da IA na educação.
    • Impacto da IA no futuro da educação.
    Unidade 4. Plataformas de Experiência de Aprendizagem (LXP) na Ensino em Saúde
    • Evolução dos ambientes digitais de aprendizagem: AVA, LMS e LXP.
    • Aplicações e funcionalidades essenciais das LXPs na educação em saúde.
    • Integração de Inteligência Artificial em LXPs para educação médica.
    • Desafios e perspectivas futuras das LXPs na formação de profissionais de saúde.

    Carga horária total: 90h
  • TP001
  • TP001

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Trilha de Formação Profissional de Desenvolvimento Docente no Ensino em Saúde

R$ 2.250,00