Precisa de ajuda?
11 4196-6000

0

Carrinho

    Parcelamento em até 12x sem juros
    Primeira troca gratuita
    8% de desconto no PIX
    Cód:
    9786555764314
    A criança que come mal - 1ª Edição atendimento multidisciplinar - A experiência do CENDA do Instituto PENSI - Impresso

    Por: R$ 54,00ou X de

    Comprar

    Produto similar - impresso e digital

    Especificações

    Descrição

    Currículo

    CoordenadorMauro Fisberg, Priscila Maximino

    Sinopse

    SinopseO que significa não comer? Como enfrentar uma dificuldade que não é ensinada nos bancos acadêmicos? O não comer é algo que, intrinsicamente, ameaça a sobrevivência. Gera pânico, angústia e determina riscos à estabilidade familiar. Se, por um lado, os pais se preocupam se a criança terá problemas de peso, doenças e terá participação adequada na vida fora de casa; por outro, o profissional de saúde se preocupa com a quadra denominada crescimento, desenvolvimento, imunidade e sociabilização. No atendimento, é essencial que o profissional de saúde entenda, dentre as diversas dimensões, que nem sempre o fato de uma criança estar aparentemente bem, com exames clínicos e dados de peso e estatura normais, reflete o bem-estar da família. Além disso, ressaltamos, a todo momento, que a simples preocupação da mãe sobre a capacidade de lactar e de alimentar, e sobre volumes, quantidades e qualidade da alimentação já é suficiente para que o profissional dedique sua atenção total à queixa.

    Esse livro mostra uma história, uma perspectiva integrada de diferentes profissionais que trabalham em equipe para tentar entender o processo da criança que tem problemas em sua alimentação. A visão somada de pediatras, nutrólogos, gastrenterologistas, nutricionistas clínicos e de pesquisa, fonoaudiólogos e psicólogos é mostrada por meio de protocolos clínicos, ferramentas de apoio, técnicas para o diagnóstico e, principalmente, para o manejo dessas situações clínicas. Em cada capítulo, avaliamos a consulta de cada profissional, as estratégias de anamnese e de triagem, a avaliação da gravidade de cada caso e a conduta no acompanhamento de famílias que estão desesperadas. Com essa obra, o profissional de saúde, seja em seu consultório, seja na clínica pública ou ambulatorial, independentemente de sua formação e habilidade, poderá se prover de excelente conteúdo para a sua prática pediátrica.

    Conteúdo este que engloba o atendimento inicial até a necessidade de encaminhamento para centros específicos; a antropometria até a indispensabilidade de uma minuciosa história clínica e nutricional, e, em especial, a escuta do paciente e de sua família. Nesse panorama, é imprescindível conhecer o ambiente, o entorno e a tangibilidade da comunidade que apresenta a queixa clássica “meu filho não come nada”.

    Esperamos que este livro seja um pequeno manual do que fazer e, sobretudo, do que não fazer. Desejamos que, com a leitura deste livro, o profissional de saúde possa adquirir uma bagagem confiável e recursos notáveis que ajudem a responder essas questões, a entender a realidade da alimentação infantil, do fisiológico aos casos mais complexos.

    Com condutas e respostas baseadas em ciência, observação qualitativa e quantitativa, experiência e vivência de um centro pioneiro, liderado por profissionais que trabalham e pesquisam o tema há mais de 40 anos, esperamos que esta obra permita que outros profissionais consigam tranquilizar, apoiar e acompanhar, de maneira completa, as famílias de crianças com dificuldades alimentares.
    (Mauro Fisberg, em nome dos autores)

    Sumário

    SumárioApresentação
    Capítulo 1. A experiência de atendimento e a formação de recursos humanos em Nutrição e Dificuldades Alimentares – o grupo CENDA (Centro de Excelência em Nutrição
    e Dificuldades Alimentares) do Instituto Pensi
    Seção 1. Avaliação da criança com dificuldades alimentares
    Capítulo 2. Abordagem pediátrica das dificuldades alimentares na infância
    Capítulo 3. Avaliação nutricional da criança com dificuldades alimentares
    Capítulo 4. Avaliação fonoaudiológica da criança com dificuldades alimentares
    Capítulo 5. O trabalho do psicólogo nas dificuldades alimentares
    Capítulo 6. Avaliação dos estilos e práticas alimentares parentais
    Seção 2. Acompanhamento da criança com dificuldades alimentares
    Capítulo 7. Acompanhamento médico pediátrico
    Capítulo 8. Acompanhamento nutricional
    Capítulo 9. Acompanhamento fonoaudiológico
    Capítulo 10. Terapia de alimentação responsiva
    Capítulo 11. A atuação do psicólogo no CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares)
    Seção 3. Orientações para o cuidado da criança com dificuldades alimentares
    Capítulo 12. Manual prático de orientações para crianças com dificuldades alimentares
    Seção 4. Pesquisa em saúde no brasil
    Capítulo 13. Como fazer pesquisa e produzir artigos e trabalhos

    Especificações

    ISBN9786555764314
    Peso0,490 kg
    Largura15,5 cm
    Altura22,5 cm
    Profundidade (lombada)2 cm
    Número de páginas368
    EncadernaçãoBrochura
    Ano de publicação2021
    Tipo de produtoLivros
    Link imagem

    Sobre o autor

    CurrículoMauro Fisberg: Pediatra e Nutrólogo. Graduado em Medicina e Doutor em Ciências (Nutrição Pediátrica) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Especialista em Nutrologia pela World Hunger Program United Nations University, Tóquio, Japão. Professor Associado Sênior do Departamento de Pediatria da EPM-Unifesp. Fundador e Coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI, da Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal e Sabará Hospital Infantil. Membro Titular do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Coordenador do Working Group Feeding Difficulties da Sociedade Latino-americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (SLAGHNP).

    Priscila Maximino: Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Atendimento Multidisciplinar do Adolescente e Mestre m Ciências com ênfase em obesidade pela EPM-Unifesp. Pós-graduada em Pesquisa Clínica pela Invitare. Formação (Atualização) Internacional em Dificuldades Alimentares pela Mealtime Miseries: Management of Complex Feeding Issues e Pediatric Feeding Issues, EUA. Fundadora e Pesquisadora do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Supervisora do Atendimento Nutricional e da Produção Científica do CENDA. Docente do Curso de Pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein. Larga experiência em atendimento pediátrico, atuando com o Prof. Mauro Fisberg.

    TemplateEvento