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A criança que come mal - 1ª Edição atendimento multidisciplinar - A experiência do CENDA do Instituto PENSI

Referência: 9786555764314
  • Coordenadores: : Mauro Fisberg; Priscila Maximino
  • O que significa não comer? Como enfrentar uma dificuldade que não é ensinada nos bancos acadêmicos? O não comer é algo que, intrinsicamente, ameaça a sobrevivência. Gera pânico, angústia e determina riscos à estabilidade familiar. Se, por um lado, os pais se preocupam se a criança terá problemas de peso, doenças e terá participação adequada na vida fora de casa; por outro, o profissional de saúde se preocupa com a quadra denominada crescimento, desenvolvimento, imunidade e sociabilização. No atendimento, é essencial que o profissional de saúde entenda, dentre as diversas dimensões, que nem sempre o fato de uma criança estar aparentemente bem, com exames clínicos e dados de peso e estatura normais, reflete o bem-estar da família. Além disso, ressaltamos, a todo momento, que a simples preocupação da mãe sobre a capacidade de lactar e de alimentar, e sobre volumes, quantidades e qualidade da alimentação já é suficiente para que o profissional dedique sua atenção total à queixa.
  • Esse livro mostra uma história, uma perspectiva integrada de diferentes profissionais que trabalham em equipe para tentar entender o processo da criança que tem problemas em sua alimentação. A visão somada de pediatras, nutrólogos, gastrenterologistas, nutricionistas clínicos e de pesquisa, fonoaudiólogos e psicólogos é mostrada por meio de protocolos clínicos, ferramentas de apoio, técnicas para o diagnóstico e, principalmente, para o manejo dessas situações clínicas. Em cada capítulo, avaliamos a consulta de cada profissional, as estratégias de anamnese e de triagem, a avaliação da gravidade de cada caso e a conduta no acompanhamento de famílias que estão desesperadas. Com essa obra, o profissional de saúde, seja em seu consultório, seja na clínica pública ou ambulatorial, independentemente de sua formação e habilidade, poderá se prover de excelente conteúdo para a sua prática pediátrica.
  • Conteúdo este que engloba o atendimento inicial até a necessidade de encaminhamento para centros específicos; a antropometria até a indispensabilidade de uma minuciosa história clínica e nutricional, e, em especial, a escuta do paciente e de sua família. Nesse panorama, é imprescindível conhecer o ambiente, o entorno e a tangibilidade da comunidade que apresenta a queixa clássica “meu filho não come nada”.
  • Esperamos que este livro seja um pequeno manual do que fazer e, sobretudo, do que não fazer. Desejamos que, com a leitura deste livro, o profissional de saúde possa adquirir uma bagagem confiável e recursos notáveis que ajudem a responder essas questões, a entender a realidade da alimentação infantil, do fisiológico aos casos mais complexos.
  • Com condutas e respostas baseadas em ciência, observação qualitativa e quantitativa, experiência e vivência de um centro pioneiro, liderado por profissionais que trabalham e pesquisam o tema há mais de 40 anos, esperamos que esta obra permita que outros profissionais consigam tranquilizar, apoiar e acompanhar, de maneira completa, as famílias de crianças com dificuldades alimentares.
  • (Mauro Fisberg, em nome dos autores)
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    Por que ler esse livro?
    Você, como profissional da saúde que trabalha em pediatria, já deve ter lido muitos textos e livros, e assistido a diversas aulas e lives sobre o tema da criança que não come. Mas será que você, de fato, se sentiu plenamente capacitado para atender casos difíceis que chegam a sua prática? Provavelmente, não! Esse livro tem uma visão diferente, a experiência profissional, a vivência científica e anos de trabalho de uma equipe multiprofissional voltada a orientar profissionais da saúde de diferentes áreas no sentido de entender, diagnosticar e orientar famílias de crianças com dificuldades alimentares, de forma holística e, especialmente, com base em evidências científicas. Esse pequeno manual apresenta ferramentas testadas, capacitando o leitor para uma clínica segura em um tema tão complexo e de enorme demanda. O Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI representa uma experiência pioneira, integrada e formadora de profissionais, com centenas de publicações científicas e milhares de famílias atendidas de forma abrangente, na tentativa de apoiar a criança com todo o tipo de problema alimentar. VIVA CONOSCO ESSA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO.
    • Apresentação
    • Capítulo 1. A experiência de atendimento e a formação de recursos humanos em Nutrição e Dificuldades Alimentares – o grupo CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares) do Instituto Pensi
    • Seção 1. Avaliação da criança com dificuldades alimentares
    • Capítulo 2. Abordagem pediátrica das dificuldades alimentares na infância
    • Capítulo 3. Avaliação nutricional da criança com dificuldades alimentares
    • Capítulo 4. Avaliação fonoaudiológica da criança com dificuldades alimentares
    • Capítulo 5. O trabalho do psicólogo nas dificuldades alimentares
    • Capítulo 6. Avaliação dos estilos e práticas alimentares parentais
    • Seção 2. Acompanhamento da criança com dificuldades alimentares
    • Capítulo 7. Acompanhamento médico pediátrico
    • Capítulo 8. Acompanhamento nutricional
    • Capítulo 9. Acompanhamento fonoaudiológico
    • Capítulo 10. Terapia de alimentação responsiva
    • Capítulo 11. A atuação do psicólogo no CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares)
    • Seção 3. Orientações para o cuidado da criança com dificuldades alimentares
    • Capítulo 12. Manual prático de orientações para crianças com dificuldades alimentares
    • Seção 4. Pesquisa em saúde no brasil
    • Capítulo 13. Como fazer pesquisa e produzir artigos e trabalhos
    • Apresentação Capítulo 1. A experiência de atendimento e a formação de recursos humanos em Nutrição e Dificuldades Alimentares – o grupo CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares) do Instituto Pensi Seção 1. Avaliação da criança com dificuldades alimentares Capítulo 2. Abordagem pediátrica das dificuldades alimentares na infância Capítulo 3. Avaliação nutricional da criança com dificuldades alimentares Capítulo 4. Avaliação fonoaudiológica da criança com dificuldades alimentares Capítulo 5. O trabalho do psicólogo nas dificuldades alimentares Capítulo 6. Avaliação dos estilos e práticas alimentares parentais Seção 2. Acompanhamento da criança com dificuldades alimentares Capítulo 7. Acompanhamento médico pediátrico Capítulo 8. Acompanhamento nutricional Capítulo 9. Acompanhamento fonoaudiológico Capítulo 10. Terapia de alimentação responsiva Capítulo 11. A atuação do psicólogo no CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares) Seção 3. Orientações para o cuidado da criança com dificuldades alimentares Capítulo 12. Manual prático de orientações para crianças com dificuldades alimentares Seção 4. Pesquisa em saúde no brasil Capítulo 13. Como fazer pesquisa e produzir artigos e trabalhos
    • ISBN
      9786555764314
    • Peso
      0.490 kg
    • Largura
      15.5 cm
    • Altura
      22.5 cm
    • Profundidade (lombada)
      2.1 cm
    • Número de páginas
      368
    • Encadernação
      Brochura
    • Ano de publicação
      2021
    • Edição
      1
    • Tipo de produto
      Livros

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