Por que ler esse e-book?
Esta obra propõe um percurso reflexivo que nasce do diálogo entre a educação e o contexto sócio-histórico, iluminando um caminho no qual se renova a compreensão que temos da educação, da escola, do professor e do aluno.
Com essa postura, o autor, longe das definições de educação ambiental naturalistas e ecológicas, apresenta o conceito de ambientalização da educação como estratégia para responder aos desafios sociais e educativos do presente.
O livro, muito além de se constituir simplesmente de uma reflexão teórica, apresenta as principais correntes pedagógicas, epistemológicas, didáticas e da psicologia da educação, que servem de fundamento para a construção de uma nova prática educativa. Uma prática que contemple novas formas de organização escolar, curricular, de sequenciamento de conteúdos, eixos transversais, métodos interdisciplinares e aproximações metodológicas, entre outros.
O livro está dividido em três partes que abordam:
· Educação no contexto atual - desafios, demandas e características
· Ambiente, complexidade, psicologia de aprendizagem e didática
· Como ambientalizar a educação através da pedagogia da complexidade
O debate proposto no livro é feito de forma didática, com linguagem objetiva e clara, tornando-se ferramenta imprescindível para educadores, alunos, profissionais da educação e todos os que de alguma maneira estão relacionados à educação ambiental.