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E-booksPsicologiaPsicologia ClínicaIntervenção neuropsicológica pós-covid-19 - 1ª Edição - Ebook

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E-books | Psicologia | Psicologia Clínica

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Intervenção neuropsicológica pós-covid-19 - 1ª Edição - Ebook

Referência: 9786555769265
  • Autores: : : Beatriz Baldivia, Alessandra Mara Morita, Cristiane dos Santos Oliveira, Sheila Silva Souza, Mariana Medeiros Assed , Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Antonio de Pádua Serafim
  • Este manual é parte integrante dos programas de reabilitação coordenados pelo Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).
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    Por que ler esse e-book?
    A Série Psicologia e Neurociências do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados inclusive para quadros neuropsiquiátricos. São treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente. Este manual propõe onze sessões com exemplos do cotidiano e atividades para auxiliarem o profissional na intervenção neuropsicológica de pacientes com problemas cognitivos e emocionais decorrentes da covid-19. De acordo com o relato da experiência subjetiva do adoecimento e com o compartilhamento de estratégias de enfrentamento e ações pró-resiliência dos participantes do programa, são apresentadas táticas universais para se lidar com diferentes dificuldades.
      Beatriz Baldivia: Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia, em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica pelo CEPSIC-HCFMUSP e em Terapia Cognitiva pelo CTC-VEDA. Vice-presidente da Associação Brasileira de Lesão Encefálica Adquirida (ABRALEA) Alessandra Mara Morita: : Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Colabora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP. Cristiane dos Santos Oliveira: Pedagoga pela Universidade Paulista (UNIP). Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Sheila Silva Souza: : Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Mariana Medeiros Assed:: Mestre em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Colaboradora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do HCFMUSP. Sócia Fundadora da NeurAcademy – Performance cerebral. Mestre nos Cursos de Graduação e Pós da USJT e São Camilo. Cristiana Castanho de Almeida Rocca: Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Colaboradora na FMUSP e Professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP. Antonio de Pádua Serafim: Professor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e Professor do Programa de Neurociências e Comportamento no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Diretor Técnico de Saúde do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPqHCFMUSP) entre 2014 e 2022.
      Beatriz Baldivia: Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia, em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica pelo CEPSIC-HCFMUSP e em Terapia Cognitiva pelo CTC-VEDA. Vice-presidente da Associação Brasileira de Lesão Encefálica Adquirida (ABRALEA) Alessandra Mara Morita: : Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Colabora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP. Cristiane dos Santos Oliveira: Pedagoga pela Universidade Paulista (UNIP). Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Sheila Silva Souza: : Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Mariana Medeiros Assed:: Mestre em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Colaboradora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do HCFMUSP. Sócia Fundadora da NeurAcademy – Performance cerebral. Mestre nos Cursos de Graduação e Pós da USJT e São Camilo. Cristiana Castanho de Almeida Rocca: Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Colaboradora na FMUSP e Professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP. Antonio de Pádua Serafim: Professor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e Professor do Programa de Neurociências e Comportamento no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Diretor Técnico de Saúde do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPqHCFMUSP) entre 2014 e 2022.
    • Origem do livro
      Nacional
      A Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks). Compatibilidade Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android. Acesso aos e-books • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra; • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”. Acessibilidade • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada; • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite). Observações importantes • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line; • Não é permitida a impressão dos e-books;Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
      A Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks). Compatibilidade Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android. Acesso aos e-books • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra; • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”. Acessibilidade • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada; • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite). Observações importantes • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line; • Não é permitida a impressão dos e-books;Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
    • 1. Informações gerais para os profissionais
    • 2. Impacto da covid-19 na saúde mental
    • 3. Intervenção neuropsicológica
    • 4. Estratégias compensatórias na intervenção neuropsicológica
    • 5. Medidas de avaliação da intervenção neuropsicológica
    • 6. Estrutura do programa de intervenção neuropsicológica para pacientes pós-covid-19
    • Sessões
    • Sessão 1 - Impacto da covid-19 na cognição e na emoção
    • Sessão 2 - Experiência pós-covid-19
    • Sessão 3 - Emoção e cognição
    • Sessão 4 - Seis estratégias cognitivas para lidar com as dificuldades decorrentes da covid-19
    • Sessão 5 - Psicoeducação sobre atenção
    • Sessão 6 - Fadiga
    • Sessão 7 - Psicoeducação sobre sistemas de memória
    • Sessão 8 - Estratégias compensatórias para dificuldades de memória
    • Sessão 9 - Psicoeducação sobre funções executivas
    • Sessão 10 - Estratégias compensatórias para planejamento e organização
    • Sessão 11 - Recapitulação e avaliação do programa
    • Anexos
    • Anexo 1 - Checklist de atividades
    • Anexo 2 - Checklist de atividades organizadas por prioridade
    • Anexo 3 - Como programar o alarme no celular
    • Anexo 4 - Roteiro para realizar as tarefas passo a passo
    • Anexo 5 - Relaxamento
    • Anexo 6 - Fadigômetro
    • Anexo 7 - Como realizar uma consulta ou busca no Google
    • Anexo 8 - Como criar um grupo no Whatsapp para ajudar a lembrar das coisas
    • Anexo 9 - Prever, planejar e agir
    • Anexo 10 - Semanário
    • Anexo 11 - Agenda semanal
    • Anexo 12 - Texto como instruções para mudança de compromisso
    • Anexo 13 - Escala visual para medir o incômodo decorrente das dificuldades cognitivas
    • Anexo 14 - Qualidade de vida pós-covid-19 (COV 19-Qol)
    • Anexo 15 - Escala de satisfação com intervenção neuropsicológica pós-covid-19
    • Referências bibliográficas
    • índice remissivo
    • Slides
    • 1. Informações gerais para os profissionais 2. Impacto da covid-19 na saúde mental 3. Intervenção neuropsicológica 4. Estratégias compensatórias na intervenção neuropsicológica 5. Medidas de avaliação da intervenção neuropsicológica 6. Estrutura do programa de intervenção neuropsicológica para pacientes pós-covid-19 Sessões Sessão 1 - Impacto da covid-19 na cognição e na emoção Sessão 2 - Experiência pós-covid-19 Sessão 3 - Emoção e cognição Sessão 4 - Seis estratégias cognitivas para lidar com as dificuldades decorrentes da covid-19 Sessão 5 - Psicoeducação sobre atenção Sessão 6 - Fadiga Sessão 7 - Psicoeducação sobre sistemas de memória Sessão 8 - Estratégias compensatórias para dificuldades de memória Sessão 9 - Psicoeducação sobre funções executivas Sessão 10 - Estratégias compensatórias para planejamento e organização Sessão 11 - Recapitulação e avaliação do programa Anexos Anexo 1 - Checklist de atividades Anexo 2 - Checklist de atividades organizadas por prioridade Anexo 3 - Como programar o alarme no celular Anexo 4 - Roteiro para realizar as tarefas passo a passo Anexo 5 - Relaxamento Anexo 6 - Fadigômetro Anexo 7 - Como realizar uma consulta ou busca no Google Anexo 8 - Como criar um grupo no Whatsapp para ajudar a lembrar das coisas Anexo 9 - Prever, planejar e agir Anexo 10 - Semanário Anexo 11 - Agenda semanal Anexo 12 - Texto como instruções para mudança de compromisso Anexo 13 - Escala visual para medir o incômodo decorrente das dificuldades cognitivas Anexo 14 - Qualidade de vida pós-covid-19 (COV 19-Qol) Anexo 15 - Escala de satisfação com intervenção neuropsicológica pós-covid-19 Referências bibliográficas índice remissivo Slides
    • ISBN
      9786555769265
    • Número de páginas
      216
    • Ano de publicação
      2023
    • Série
      Série Psicologia e Neurociências
    • Tipo de produto
      E-Books
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