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    Residência médica: ensino e avaliação das competências 1ª Edição - Impresso

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    Especificações

    Descrição

    Currículo

    EditoresGustavo Salata Romão, Marcos Felipe Silva de Sá, César Eduardo Fernandes, Agnaldo Lopes da Silva Filho

    Sinopse

    SinopseEm um esforço conjunto entre a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Médica Brasileira (AMB), os autores compilam teorias e métodos validados internacionalmente para o treinamento e a avaliação de profissionais da saúde, facilitando o acesso a um tema atual e necessário a todos os envolvidos na educação médica no Brasil, com o objetivo final de oferecer uma melhor atenção à saúde.

    Apresentam, ainda, um panorama do funcionamento da residência médica no país e apontam perspectivas para a educação médica nos próximos anos.

    Sumário

    SumárioPrefácio ............................................. XXV

    Importância da residência na formação do médico especialista .... XXVII

    Seção 1 Residência médica no Brasil e no mundo

    1 História da residência médica e panorama atual no Brasil ...... 3

    2 Iniciativas da Febrasgo na formação do especialista em ginecologia e obstetrícia ........................ 17

    Seção 2 Formação por competências

    3 Teorias de aprendizagem ................ 25

    4 Formação orientada por competências ................................... 41

    5 Matriz de competências de ginecologia e obstetrícia ............. 52

    6 Matriz de competências de clínica médica .............. 70

    7 Matriz de competências de cirurgia geral ............................ 75

    8 Matriz de competências de ortopedia ............................. 86

    9 Matriz de competências de anestesiologia .................... 101

    10 Residência médica de pediatria no Brasil .......................... 116

    11 Residência de medicina de emergência ..................... 123

    12 Preceptoria e estratégias de supervisão ................ 134

    13 Desenvolvimento de competência pedagógica de preceptores: a experiência da Abem ............. 144

    14 Capacitação de preceptores: a experiência da Febrasgo ........ 158

    15 Residente como educador .............. 166

    16 Princípios éticos na formação do residente ................. 172

    17 Humanização e profissionalismo na residência ............... 181

    Seção 3 Treinamento do residente

    18 Telemedicina e ensino mediado por tecnologia na residência médica ... 193

    19 Treinamento por meio da simulação ........................ 206

    20 Construção e uso de simuladores de baixo custo ................ 214

    21 Princípios gerais e modalidades de simulação ................... 225

    22 Treinamento de procedimentos cirúrgicos em ginecologia e
    obstetrícia ........... 242

    23 Treinamento em emergências obstétricas: a experiência do Zero Morte Materna ........... 264

    24 Treinamento em ambientes de prática ................... 272

    25 Segurança do paciente e formação do residente .............. 282

    26 Desenvolvimento da competência em comunicação clínica ... 289

    27 Empatia na formação médica ........ 304

    28 Saúde mental do médico residente ..................... 310

    29 Programas de apoio ao residente .............. 316

    Sumário XXIII

    30 Pandemia da covid-19: impactos nos serviços de ginecologia e obstetrícia............ 320

    Seção 4 Avaliação do residente

    31 Princípios gerais de avaliação do profissional da saúde em formação............. 339

    32 Elaboração de testes de avaliação cognitiva ............. 356

    33 Elaboração de questões de boa qualidade ................. 367

    34 Teste de progresso: a experiência da Febrasgo com o TPI-GO . 374

    35 Avaliação das habilidades em ambiente simulado ......... 398

    36 Avaliação de desempenho nos ambientes de prática ............. 410

    37 Avaliação de profissionalismo ....... 417

    38 Atividades profissionais confiabilizadoras (EPA) .................. 425

    39 Logbook, portfólio e auditoria de prontuários ............... 439

    Seção 5 Certificação do especialista

    40 Certificação das especialidades médicas no Brasil ............. 447

    41 Certificação do especialista em ginecologia e obstetrícia ...... 454

    Seção 6 Avaliação dos programas de residência

    42 Avaliação de instituições e programas de residência médica: as atribuições da CNRM .......................... 469

    43 Acreditação dos programas de residência médica no Brasil .... 482

    44 Perspectivas da educação médica no Brasil e no mundo ....... 494
    Índice remissivo ............................... 503

    Especificações

    ISBN9786555764796
    Peso0,915 kg
    Largura17 cm
    Altura24 cm
    Profundidade (lombada)2,5 cm
    Número de páginas536
    EncadernaçãoBrochura
    Ano de publicação2021
    Tipo de produtoLivros
    Link imagem

    Sobre o autor

    CurrículoGustavo Salata Romão: Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Presidente da Comissão de Residência Médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Coreme-Febrasgo). Membro da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM-MEC). Membro da Comissão de Residência Médica da Association for Medical Education in Europe (Amee Postgraduate Committee).

    Marcos Felipe Silva de Sá: Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Membro da Comissão de Residência Médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Coreme-Febrasgo).

    César Eduardo Fernandes: Professor Titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC. Diretor Científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

    Agnaldo Lopes da Silva Filho: Presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da UFMG. Orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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