Editores: : Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Telma Pantano e Antonio de Pádua Serafim
A classificação do autismo como um transtorno em espectro leva a inúmeras possibilidades de intervenção, assim como demanda uma avaliação sensível às diferentes nuances de comprometimento do paciente.
Este livro oferece aos profissionais das áreas de saúde e educação e equipe multidisciplinar subsídios para a avaliação e intervenção em TEA, considerando as singularidades funcionais de crianças e adolescentes.
+ Ver mais
R$98,00
Ou 8x de R$ 12,25
sem juros
Ou R$ 98,00 à vista no pix
Formas de pagamento
Por que ler esse livro ?
Voltado para profissionais das áreas de saúde e educação, este livro reúne fundamentos teóricos e práticos indispensáveis para a atuação qualificada junto a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A partir de uma abordagem integrada e baseada em evidências, a obra oferece subsídios para a avaliação e a intervenção considerando as singularidades funcionais que caracterizam o TEA.
No primeiro módulo, são abordados os principais instrumentos e estratégias de avaliação nas áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, neuropsicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional, parentalidade e contexto forense.
No segundo módulo, são apresentadas intervenções especializadas que englobam práticas clínicas, educacionais e familiares, com destaque para a análise do comportamento aplicada, escolarização, acompanhamento psicológico e intervenções interdisciplinares.
Com linguagem clara e embasamento técnico, esta obra é uma referência valiosa para profissionais comprometidos com a prática clínica eficaz e alinhada às necessidades reais das pessoas com TEA.
Currículo do Autor
Cristiana Castanho de Almeida Rocca: Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Colaboradora na FMUSP e Professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP.
Telma Pantano: Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e Especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.
Antonio de Pádua Serafim: Psicólogo. Livre-Docente na área de Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor Associado de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no Curso de Graduação em Psicologia e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica (LEANPSI-IPUSP). Orientador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP). Professor Colaborador no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do GT 35 – ANPPEP – Pesquisa em Avaliação Psicológica.
Cristiana Castanho de Almeida Rocca: Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Colaboradora na FMUSP e Professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP.
Telma Pantano: Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e Especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.
Antonio de Pádua Serafim: Psicólogo. Livre-Docente na área de Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor Associado de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no Curso de Graduação em Psicologia e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica (LEANPSI-IPUSP). Orientador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP). Professor Colaborador no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do GT 35 – ANPPEP – Pesquisa em Avaliação Psicológica.
Editores
Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Telma Pantano e Antonio de Pádua Serafim
Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Telma Pantano e Antonio de Pádua Serafim
Público-alvo
Psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, profissionais das áreas de saúde e educação.
Psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, profissionais das áreas de saúde e educação.
Sumário
Introdução: diagnóstico em transtorno do espectro autista
Rosa Magaly Morais, Allyson de Castro Eccard, Rodrigo Fock
Módulo I – Avaliações
1. Avaliação da linguagem e transtorno do espectro autista
2. Transtorno do espectro autista e a avaliação psicopedagógica
3. Avaliação neuropsicológica: as especificidades relacionadas ao transtorno do espectro autista
4. Avaliação psicomotora
5. Avaliações de terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
6. Avaliação em treino parental
7. Avaliação forense
Módulo II – Intervenções
8. Intervenção fonoaudiológica no transtorno do espectro autista
9. A escolarização de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
10. Abordagens em acompanhamento psicológico
11. Intervenções em neuropsicologia
12. Abordagem psicomotora
13. Tratamentos da terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
14. Análise do Comportamento Aplicada – Applied Behavior Analysis (ABA)
15. Intervenção em treino parental para transtorno do espectro autista
Índice remissivo
Introdução: diagnóstico em transtorno do espectro autista
Rosa Magaly Morais, Allyson de Castro Eccard, Rodrigo Fock
Módulo I – Avaliações
1. Avaliação da linguagem e transtorno do espectro autista
2. Transtorno do espectro autista e a avaliação psicopedagógica
3. Avaliação neuropsicológica: as especificidades relacionadas ao transtorno do espectro autista
4. Avaliação psicomotora
5. Avaliações de terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
6. Avaliação em treino parental
7. Avaliação forense
Módulo II – Intervenções
8. Intervenção fonoaudiológica no transtorno do espectro autista
9. A escolarização de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
10. Abordagens em acompanhamento psicológico
11. Intervenções em neuropsicologia
12. Abordagem psicomotora
13. Tratamentos da terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
14. Análise do Comportamento Aplicada – Applied Behavior Analysis (ABA)
15. Intervenção em treino parental para transtorno do espectro autista
Índice remissivo
Especificações
ISBN
9788520458860
Largura
15,5 cm
Altura
22,5 cm
Profundidade (lombada)
1,35 cm
Número de páginas
224
Encadernação
Brochura
Ano de publicação
2025
Tipo de produto
Livros
(Pré-Venda) Transtorno do Espectro Autista: Avaliação e intervenção multiprofissional - 1ª Edição