Editores: : Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Telma Pantano e Antonio de Pádua Serafim
A classificação do autismo como um transtorno em espectro leva a inúmeras possibilidades de intervenção, assim como demanda uma avaliação sensível às diferentes nuances de comprometimento do paciente.
Este livro oferece aos profissionais das áreas de saúde e educação e equipe multidisciplinar subsídios para a avaliação e intervenção em TEA, considerando as singularidades funcionais de crianças e adolescentes.
+ Ver mais
R$98,00
Ou 8x de R$ 12,25
sem juros
Ou R$ 93,10 à vista no pix
Formas de pagamento
Por que ler esse livro ?
Voltado para profissionais das áreas de saúde e educação, este livro reúne fundamentos teóricos e práticos indispensáveis para a atuação qualificada junto a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A partir de uma abordagem integrada e baseada em evidências, a obra oferece subsídios para a avaliação e a intervenção considerando as singularidades funcionais que caracterizam o TEA.
No primeiro módulo, são abordados os principais instrumentos e estratégias de avaliação nas áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, neuropsicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional, parentalidade e contexto forense.
No segundo módulo, são apresentadas intervenções especializadas que englobam práticas clínicas, educacionais e familiares, com destaque para a análise do comportamento aplicada, escolarização, acompanhamento psicológico e intervenções interdisciplinares.
Com linguagem clara e embasamento técnico, esta obra é uma referência valiosa para profissionais comprometidos com a prática clínica eficaz e alinhada às necessidades reais das pessoas com TEA.
Currículo do Autor
Cristiana Castanho de Almeida Rocca: Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Colaboradora na FMUSP e Professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP.
Telma Pantano: Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e Especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.
Antonio de Pádua Serafim: Psicólogo. Livre-Docente na área de Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor Associado de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no Curso de Graduação em Psicologia e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica (LEANPSI-IPUSP). Orientador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP). Professor Colaborador no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do GT 35 – ANPPEP – Pesquisa em Avaliação Psicológica.
Cristiana Castanho de Almeida Rocca: Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, e em atuação no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Colaboradora na FMUSP e Professora nos cursos de Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP.
Telma Pantano: Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e Especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.
Antonio de Pádua Serafim: Psicólogo. Livre-Docente na área de Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor Associado de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no Curso de Graduação em Psicologia e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica (LEANPSI-IPUSP). Orientador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP). Professor Colaborador no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do GT 35 – ANPPEP – Pesquisa em Avaliação Psicológica.
Editores
Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Telma Pantano e Antonio de Pádua Serafim
Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Telma Pantano e Antonio de Pádua Serafim
Público-alvo
Psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, profissionais das áreas de saúde e educação.
Psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, profissionais das áreas de saúde e educação.
Sumário
Introdução: diagnóstico em transtorno do espectro autista
Rosa Magaly Morais, Allyson de Castro Eccard, Rodrigo Fock
Módulo I – Avaliações
1. Avaliação da linguagem e transtorno do espectro autista
2. Transtorno do espectro autista e a avaliação psicopedagógica
3. Avaliação neuropsicológica: as especificidades relacionadas ao transtorno do espectro autista
4. Avaliação psicomotora
5. Avaliações de terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
6. Avaliação em treino parental
7. Avaliação forense
Módulo II – Intervenções
8. Intervenção fonoaudiológica no transtorno do espectro autista
9. A escolarização de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
10. Abordagens em acompanhamento psicológico
11. Intervenções em neuropsicologia
12. Abordagem psicomotora
13. Tratamentos da terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
14. Análise do Comportamento Aplicada – Applied Behavior Analysis (ABA)
15. Intervenção em treino parental para transtorno do espectro autista
Índice remissivo
Introdução: diagnóstico em transtorno do espectro autista
Rosa Magaly Morais, Allyson de Castro Eccard, Rodrigo Fock
Módulo I – Avaliações
1. Avaliação da linguagem e transtorno do espectro autista
2. Transtorno do espectro autista e a avaliação psicopedagógica
3. Avaliação neuropsicológica: as especificidades relacionadas ao transtorno do espectro autista
4. Avaliação psicomotora
5. Avaliações de terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
6. Avaliação em treino parental
7. Avaliação forense
Módulo II – Intervenções
8. Intervenção fonoaudiológica no transtorno do espectro autista
9. A escolarização de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
10. Abordagens em acompanhamento psicológico
11. Intervenções em neuropsicologia
12. Abordagem psicomotora
13. Tratamentos da terapia ocupacional para o transtorno do espectro autista
14. Análise do Comportamento Aplicada – Applied Behavior Analysis (ABA)
15. Intervenção em treino parental para transtorno do espectro autista
Índice remissivo