Precisa de ajuda?
11 4196-6000

0

Carrinho

    Parcelamento em até 12x sem juros
    Primeira troca gratuita
    5% de desconto no PIX
    Cód:
    9786555768121
    Treino de funções executivas e aprendizado 2ª Edição - Digital

    Por: R$ 71,00ou X de

    Comprar

    Produto similar - impresso e digital

    Especificações

    Descrição

    Currículo

    AutoresAna Paula Pissarra Marques; Alison Vanessa Morroni Amaral; Telma Pantano

    Sinopse

    SinopseEste livro enfoca a prática do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    Fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados para criança ou adolescente com queixas de aprendizagem.
    O livro traz treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente.

    Sumário

    SumárioApresentação da Série Psicologia e Neurociências.....................XIII

    MÓDULO I – CRIANÇAS ................................................... 1

    Introdução ..................................................... 3
    Finalidade do programa ............................................... 5
    Funções executivas e seu desenvolvimento ..................... 7
    Funções executivas e transtornos do desenvolvimento .......... 9
    Memória operacional.............................................. 11
    Controle inibitório e automonitoramento .......................... 13
    Metacognição ........................................................ 14
    Mapas mentais ........................................................ 15
    Estrutura e desenvolvimento do programa......................... 17
    Como utilizar o material .............................................. 18
    Materiais anexos .................................................. 19
    Como organizar-se na sessão.................................................................... 20
    Sessão 1 .................................................................. 23
    Sessão 2 ................................................................ 26
    Sessão 3 ..................................................................... 31
    Sessão 4 ................................................................ 35
    Sessão 5 ......................................................... 39
    Sessão 6 ...................................................................... 43
    Sessão 7 ............................................................... 47
    Sessão 8 ........................................................... 51
    Sessão 9 ................................................. 55

    XII treino de funções executivas e aprendizado

    Sessão 10 ................................................................. 58
    Sessão 11 ................................................................................ 62
    Sessão 12 ........................................................................... 67
    Referências bibliográficas.......................................... 71
    MÓDULO II – ADOLESCENTES............................................ 73
    Introdução .................................................................... 74
    Finalidade do programa ...................................................... 76
    Funções executivas e seu desenvolvimento ......................... 78
    Funções executivas e transtornos do desenvolvimento .............. 81
    Metacognição .......................................... 83
    Memória operacional................................ 84
    Automonitoramento, controle inibitório e autorregulação ............ 86
    Mapas mentais .......................................... 87
    Estrutura e utilização do programa ..............88
    Como utilizar o material ............................. 89
    Como organizar-se na sessão...................... 90
    Materiais anexos ........................................ 91
    Sessão 1 ..................................................... 92
    Sessão 2 .................................................... 96
    Sessão 3 .................................................... 102
    Sessão 4 .................................................... 107
    Sessão 5 .................................................... 110
    Sessão 6 .................................................... 113
    Sessão 7 ..................................................... 117
    Sessão 8 ..................................................... 121
    Sessão 9 ..................................................... 124
    Sessão 10 .................................................... 128
    Sessão 11 ..................................................... 132
    Sessão 12 .................................................... 135
    Referências bibliográficas ........................... 139
    Índice remissivo.......................................... 141
    Slides – crianças......................................... 145
    Slides – adolescentes.....................................

    Especificações

    ISBN9786555768121
    Número de páginas312
    Ano de publicação2022
    SérieSérie Psicologia e Neurociências
    Tipo de produtoE-Books
    Link imagem

    Requisitos mínimos

    Requisitos mínimos para leitura do e-bookA Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

    Compatibilidade

    Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

    Acesso aos e-books

    • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
    • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.


    Acessibilidade

    • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
    • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).


    Observações importantes

    • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
    Não é permitida a impressão dos e-books;
    Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;

    Sobre o autor

    CurrículoAna Paula Pissarra Marques - Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Neuropsicologia e Neurociências (CEPSIC¬-HCFMUSP). Estagiária do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) em Neuropsicologia em 2015, com ênfase na avaliação, reabilitação neuropsicológica e psicopatológica. Formação em terapia junguiana, hipnoterapia e técnicas de mindfulness. Colaboradora e pesquisadora no Hospital Dia Infantil (HDI) do IPq-HCFMUSP, no grupo de estimulação das funções executivas.

    Alison Vanessa Morroni Amaral - Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera, em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (Isal) e em Neuro-educação pela Universidade Mozarteum (Famosp) e Centro de Estudos em Fonoaudiologia (Cefac). Especialização Multidisciplinar em Psiquiatria Infantil e Adolescência. Formação em Saúde Mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Especialização Intervenção em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami). Colaboradora e pesquisadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq-HCFMUSP) nos grupos de estimulação no Treino de Funções Executivas e Aprendizagem, Habilidades Socio¬emocionais a partir de Histórias Infantis e Habilidades Matemáticas e autora dos manuais Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, Treino de habilidades matemáticas para crianças e adolescentes e Estratégias de manejo e intervenções em sala de aula.

    Telma Pantano - Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -(HCFMUSP).¬ Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.

    TemplateEvento