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E-booksFisioterapiaNeurologiaFisioterapia Neuropediátrica: Abordagem Biopsicossocial 1ª Edição

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E-books | Fisioterapia | Neurologia

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Fisioterapia Neuropediátrica: Abordagem Biopsicossocial 1ª Edição

Referência: 9786555766059
  • Organizadores: : Eloisa Tudella, Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga
  • O livro Fisioterapia Neuropediátrica: abordagem biopsicossocial apresenta uma perspectiva ontemporânea dos principais temas envolvidos na avaliação e intervenção de lactentes de risco para alterações no desenvolvimento motor e de crianças com diferentes condições de saúde. Esta obra, baseada no modelo biopsicossocial, na prática baseada em evidências e centrada na família, é o produto da união de renomados experts nacionais e internacionais da área da Neuropediatria.
  • Esta obra é dirigida tanto para alunos de graduação quanto de pós-graduação das diferentes áreas da saúde, que atuam na Neuropediatria (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos).
  • Este livro é um divisor de águas para os profissionais que desejam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos no apaixonante universo da Fisioterapia Neuropediátrica. O conhecimento adquirido pode ser empregado na prática clínica visando à melhora da qualidade de vida dos bebês, das crianças e de suas famílias.
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    Por que ler esse e-book?
    • A publicação apresenta uma perspectiva contemporânea dos principais temas envolvidos na avaliação e intervenção de lactentes de risco para alterações no desenvolvimento motor e de crianças com diferentes condições de saúde. • A publicação é baseada no modelo biopsicossocial, na prática baseada em evidências e centrada na família, é o produto da união de renomados experts nacionais e internacionais da área da Neuropediatria. • O conhecimento adquirido pode ser empregado na prática clínica visando à melhora da qualidade de vida dos bebês, das crianças e de suas famílias.
    • Eloisa Tudella: É professora titular do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, onde, em 1980, iniciou as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Fisioterapia Neuropediátrica. Foi pioneira no Brasil em pesquisas com bebês no primeiro ano de vida, empregando diferentes métodos de investigação, como análise cinemática e diversos instrumentos de avaliação. Sua trajetória na pesquisa foi dedicada a compreender o desenvolvimento de habilidades motoras do controle de cabeça e tronco, do alcance manual e dos movimentos de membros inferiores de bebês. Também desenvolveu técnicas para a prática clínica da intervenção precoce em bebês de risco biológico e ambiental. Em seus 41 anos de profissão, em paralelo à pesquisa, sempre se dedicou à assistência no atendimento em intervenção precoce e criou, em 2002, o Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM). Implantou os cursos de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce e de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, tendo formado mais de mil alunos. Essa trajetória se refletiu em centenas de publicações científicas nacionais e internacionais, divulgando e valorizando a fisioterapia neuropediátrica brasileira.
    • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga: É professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, onde, em 2004, iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde e Qualidade de Vida da Criança. Sua trajetória foi dedicada a desenvolver pesquisas sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento de bebês, especialmente os prematuros, e a atuar em programas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de bebês de risco no âmbito do serviço público de saúde. No ensino da graduação, foi supervisora de estágio em Fisioterapia Neuropediátrica em centros de reabilitação de diferentes estados do Brasil. No ensino da pós-graduação, orienta pesquisas voltadas para a avaliação e intervenção neonatal e a prática centrada na família. Em seus 22 anos de profissão, formou mais de mil alunos de graduação e prestou assistência a centenas de bebês, crianças e famílias. Essa trajetória se refletiu em centenas de publicações científicas e na formação de profissionais atuantes na prática clínica e na pesquisa em Neuropediatria.
    • Eloisa Tudella: É professora titular do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, onde, em 1980, iniciou as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Fisioterapia Neuropediátrica. Foi pioneira no Brasil em pesquisas com bebês no primeiro ano de vida, empregando diferentes métodos de investigação, como análise cinemática e diversos instrumentos de avaliação. Sua trajetória na pesquisa foi dedicada a compreender o desenvolvimento de habilidades motoras do controle de cabeça e tronco, do alcance manual e dos movimentos de membros inferiores de bebês. Também desenvolveu técnicas para a prática clínica da intervenção precoce em bebês de risco biológico e ambiental. Em seus 41 anos de profissão, em paralelo à pesquisa, sempre se dedicou à assistência no atendimento em intervenção precoce e criou, em 2002, o Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM). Implantou os cursos de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce e de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, tendo formado mais de mil alunos. Essa trajetória se refletiu em centenas de publicações científicas nacionais e internacionais, divulgando e valorizando a fisioterapia neuropediátrica brasileira. Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga: É professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, onde, em 2004, iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde e Qualidade de Vida da Criança. Sua trajetória foi dedicada a desenvolver pesquisas sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento de bebês, especialmente os prematuros, e a atuar em programas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de bebês de risco no âmbito do serviço público de saúde. No ensino da graduação, foi supervisora de estágio em Fisioterapia Neuropediátrica em centros de reabilitação de diferentes estados do Brasil. No ensino da pós-graduação, orienta pesquisas voltadas para a avaliação e intervenção neonatal e a prática centrada na família. Em seus 22 anos de profissão, formou mais de mil alunos de graduação e prestou assistência a centenas de bebês, crianças e famílias. Essa trajetória se refletiu em centenas de publicações científicas e na formação de profissionais atuantes na prática clínica e na pesquisa em Neuropediatria.
      A Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks). Compatibilidade Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android. Acesso aos e-books • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra; • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”. Acessibilidade • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada; • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite). Observações importantes • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line; • Não é permitida a impressão dos e-books;Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
      A Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks). Compatibilidade Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android. Acesso aos e-books • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra; • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”. Acessibilidade • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada; • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite). Observações importantes • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line; • Não é permitida a impressão dos e-books;Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
    • SEÇÃO I
    • Fundamentos para a prática da fisioterapia neuropediátrica
    • 1 Migrando do corpo à participação:a nova abordagem fisioterapêutica por meio da CIF na saúde da criança . . . .. . . . . 2
    • 2 Neuroplasticidade e aprendizagem motora da criança . . .. . . . . . . . 12
    • 3 Desenvolvimento motor no primeiro ano de vida . . . . . . . . . . . . 23
    • 4 Follow-up do crescimento e desenvolvimento do bebê de risco 41
    • 5 Abordagem centrada na família . . . 50
    • SEÇÃO II
    • Métodos e técnicas de avaliação do lactente
    • 6 Semiologia do recém-nascido e do lactente . . . .. . . . 56
    • 7 Avaliação dos movimentos gerais . 69
    • 8 Hammersmith Infant Neurological Examination . . .. . . 76
    • 9 Test of Infant Motor Performance . 88
    • 10 Infant Motor Profile . . . . . . . . . . . . . 93
    • 11 Escala Motora Infantil de Alberta . . 98
    • 12 Movement Assessment of Infants . . 105
    • 13 Peabody Developmental Motor Scales – Second Edition .. . . . . . . 111
    • 14 Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê . . . . . 117
    • 15 Escalas Bayley de avaliação do desenvolvimento do bebê e da criança pequena . . . . . . . . 124
    • Sumário xvii
    • 16 Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II . . . . . . . 132
    • 17 Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e Pediatric Evaluation of Disability Inventory– Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
    • 18 Avaliação segmentar do controle de tronco – versão brasileira . 147
    • 19 Avaliação de qualidade de vida de bebês . . . . . . .. . . . . . . . . . . . 154
    • SEÇÃO III
    • Métodos e técnicas de avaliação da criança
    • 20 Avaliação fisioterapêutica da criança com incapacidades neuromotoras . . . . . . . . . . . 160
    • 21 Função motora grossa na criança:como classificá-la e avaliá-la? . . . . . 173
    • 22 Movement Assessment Battery for Children . . . . . . . . . . . . . 182
    • 23 Avaliação das habilidades motoras fundamentais: Teste do Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2) e Teste Challenge . . . . . . 189
    • 24 Avaliação da criança por meio de testes funcionais . . . . . . . . . . . . . . . . 195
    • 25 Avaliação do processamento sensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201
    • 26 Instrumentos de avaliação da participação: Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens
    • (PEM-CY) e Medida da Participação e do Ambiente – Crianças Pequenas (YC-PEM) . . . . . . 207
    • 27 Avaliação da qualidade de vida da criança e do adolescente . . . . . . . . . 216
    • SEÇÃO IV
    • Condições específicas em Fisioterapia Neuropediátrica
    • 28 Paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 226
    • 29 Mielomeningocele . . . . . . . . . . . . . . . 241
    • 30 Paralisia do plexo braquial obstétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249
    • 31 Síndrome congênita do vírus Zika . 258
    • 32 Síndrome de Down . . . . . . . . . . . . . . 266
    • 33 Transtorno do desenvolvimento da coordenação . . . . . . . 273
    • 34 Transtornos do neurodesenvolvimento . . . . . . . . . . . 281
    • 35 Distrofias musculares . . . . . . . . . . . . 288
    • 36 Amiotrofia muscular espinhal . . . . . 297
    • 37 Lesão medular traumática infantil . 307
    • SEÇÃO V
    • Abordagens de tratamento em Fisioterapia Neuropediátrica
    • 38 Intervenção precoce . . . . . . . . . . . . . 314
    • 39 Como conduzir uma avaliação e intervenção centradas na família . . 335
    • 40 Conceito Bobath Contemporâneo . 343
    • 41 Tecnologia vestível na reabilitação pediátrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354
    • 42 Fisioterapia aquática............. 360
    • 43 Estimulação transcraniana . . . . . . . . 367
    • 44 Evidências sobre a dose de terapia aplicada no tratamento dos membros superiores . . . . . . . . . . . . . 375
    • 45 Equoterapia na reabilitação no transtorno do espectro autista e paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 382
    • 46 Treinamento locomotor . . . . . . . . . . 388
    • 47 Realidade virtual: presente e futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 400
    • 48 Abordagem terapêutica de reabilitação intensiva . . . . . . . . . . . . 406
    • 49 Mobilidade motorizada precoce . . . .. . . . . . . . 414
    • 50 Intervenções centradas no esporte para crianças e adolescentes com paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 420
    • Índice remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . . 428
    • SEÇÃO I Fundamentos para a prática da fisioterapia neuropediátrica 1 Migrando do corpo à participação:a nova abordagem fisioterapêutica por meio da CIF na saúde da criança . . . .. . . . . 2 2 Neuroplasticidade e aprendizagem motora da criança . . .. . . . . . . . 12 3 Desenvolvimento motor no primeiro ano de vida . . . . . . . . . . . . 23 4 Follow-up do crescimento e desenvolvimento do bebê de risco 41 5 Abordagem centrada na família . . . 50 SEÇÃO II Métodos e técnicas de avaliação do lactente 6 Semiologia do recém-nascido e do lactente . . . .. . . . 56 7 Avaliação dos movimentos gerais . 69 8 Hammersmith Infant Neurological Examination . . .. . . 76 9 Test of Infant Motor Performance . 88 10 Infant Motor Profile . . . . . . . . . . . . . 93 11 Escala Motora Infantil de Alberta . . 98 12 Movement Assessment of Infants . . 105 13 Peabody Developmental Motor Scales – Second Edition .. . . . . . . 111 14 Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê . . . . . 117 15 Escalas Bayley de avaliação do desenvolvimento do bebê e da criança pequena . . . . . . . . 124 Sumário xvii 16 Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II . . . . . . . 132 17 Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e Pediatric Evaluation of Disability Inventory– Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138 18 Avaliação segmentar do controle de tronco – versão brasileira . 147 19 Avaliação de qualidade de vida de bebês . . . . . . .. . . . . . . . . . . . 154 SEÇÃO III Métodos e técnicas de avaliação da criança 20 Avaliação fisioterapêutica da criança com incapacidades neuromotoras . . . . . . . . . . . 160 21 Função motora grossa na criança:como classificá-la e avaliá-la? . . . . . 173 22 Movement Assessment Battery for Children . . . . . . . . . . . . . 182 23 Avaliação das habilidades motoras fundamentais: Teste do Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2) e Teste Challenge . . . . . . 189 24 Avaliação da criança por meio de testes funcionais . . . . . . . . . . . . . . . . 195 25 Avaliação do processamento sensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201 26 Instrumentos de avaliação da participação: Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY) e Medida da Participação e do Ambiente – Crianças Pequenas (YC-PEM) . . . . . . 207 27 Avaliação da qualidade de vida da criança e do adolescente . . . . . . . . . 216 SEÇÃO IV Condições específicas em Fisioterapia Neuropediátrica 28 Paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 226 29 Mielomeningocele . . . . . . . . . . . . . . . 241 30 Paralisia do plexo braquial obstétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249 31 Síndrome congênita do vírus Zika . 258 32 Síndrome de Down . . . . . . . . . . . . . . 266 33 Transtorno do desenvolvimento da coordenação . . . . . . . 273 34 Transtornos do neurodesenvolvimento . . . . . . . . . . . 281 35 Distrofias musculares . . . . . . . . . . . . 288 36 Amiotrofia muscular espinhal . . . . . 297 37 Lesão medular traumática infantil . 307 SEÇÃO V Abordagens de tratamento em Fisioterapia Neuropediátrica 38 Intervenção precoce . . . . . . . . . . . . . 314 39 Como conduzir uma avaliação e intervenção centradas na família . . 335 40 Conceito Bobath Contemporâneo . 343 41 Tecnologia vestível na reabilitação pediátrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354 42 Fisioterapia aquática............. 360 43 Estimulação transcraniana . . . . . . . . 367 44 Evidências sobre a dose de terapia aplicada no tratamento dos membros superiores . . . . . . . . . . . . . 375 45 Equoterapia na reabilitação no transtorno do espectro autista e paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 382 46 Treinamento locomotor . . . . . . . . . . 388 47 Realidade virtual: presente e futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 400 48 Abordagem terapêutica de reabilitação intensiva . . . . . . . . . . . . 406 49 Mobilidade motorizada precoce . . . .. . . . . . . . 414 50 Intervenções centradas no esporte para crianças e adolescentes com paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 420 Índice remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . . 428
    • Número de páginas
      464
    • Ano de publicação
      2021
    • Tipo de produto
      E-Books

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